Começa nesta terça-feira (6) a segunda fase das ações educativas de volta às aulas nas portas das escolas. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social, as atividades têm início às 11h, na Escola Municipal Uberaba, e acontecem de forma intensificada até 31 de agosto.
Segundo a chefe da Seção de Educação no Trânsito, Deluma Rodrigues, com o tema “Paz no trânsito começa por você”, o principal objetivo dessa ação é proporcionar mais segurança à comunidade escolar e garantir uma circulação tranquila nas proximidades das escolas, por meio da conscientização das medidas de segurança e os cuidados para prevenir acidentes.
As ações educativas vão acontecer na porta de cerca de 40 escolas municipais, estaduais, rurais e particulares e Cemeis do município e contarão com o apoio da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar, de equipes de fiscalização da Superintendência de Transporte e Educação no Trânsito, além de agentes de trânsito. A expectativa é de que, até o dia 14, mais de 16 escolas sejam visitadas e cinco mil alunos sejam diretamente alcançados por essa ação educativa.
Cuidados no trânsito, como agilizar o embarque e desembarque na porta das escolas, manter a segurança dos alunos atravessando a rua somente na faixa de pedestres, não parar veículos em fila dupla, usar o cinto de segurança, inclusive dentro das vans escolares, evitar o uso do celular ao dirigir e manter as crianças menores de 10 anos somente no banco de trás em seus respectivos dispositivos de segurança, sendo a cadeirinha ou o assento de elevação, estão entre os temas abordados pelos agentes de educação no trânsito durante as abordagens.
Outra orientação da Secretaria de Defesa Social é para que os pais dos alunos se atentem à sinalização de trânsito, se há um espaço específico para embarque e desembarque e, na falta dele, que estacionem conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro, aproveitando o percurso até a escola para ter um momento de interação com a criança.
Uso da faixa de pedestres
Juntamente com as ações nas escolas, as equipes de Educação no Trânsito também estarão no centro da cidade, durante todo o mês de agosto, orientando a população sobre a importância do uso da faixa de pedestre para garantir a segurança na travessia.