Carrinho de supermercado (Foto/Valter Campanato/Agência Brasil)
A demanda das famílias nos supermercados do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba registrou variação positiva de 9,05%. A informação é do Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa da Associação Mineira de Supermercados (Amis) feita com lojas supermercadistas de todos os portes em todo o Estado.
O índice é superior à média registrada em todo o Estado, que é de 7,93%. De acordo com a Amis, essa demanda poderia ter sido ainda maior, mas o consumidor dividiu as compras com o mês de novembro, impulsionados pela Black Friday e pela Copa do Mundo (20 de novembro a 18 de dezembro). Mesmo que o evento futebolístico tenha sido importante também em dezembro, mas algumas demandas foram antecipadas.
O faturamento real do setor supermercadista no ano passado foi de R$68,41 bilhões. Os supermercados ainda mantiveram ritmo de expansão esperado, com a inauguração de 89 unidades em todo o Estado, gerando 9.060 novos empregos.
O faturamento real do setor representa R$5 bilhões a mais do que em relação ao ano anterior. Ao todo, os supermercados mineiros têm contribuído com 367.774 empregos totais no Estado, mesmo com as dificuldades e cautelas dos supermercadistas.
Em 2022, o investimento do setor supermercadista foi de R$1.314 bilhões, gerando ao todo 89 novas unidades. A região central de Minas recebeu o maior número, com 28 lojas, seguida pelo Triângulo Mineiro (21), Sul e Zona da Mata (11 cada uma).
Para este ano de 2023, as expectativas da Amis continuam em um padrão conservador, com crescimento esperado em 2,9%. A alta competição do setor e as inovações tecnológicas preocupam, mas as empresas estão se preparando para se manter no mercado.