PROTEÇÃO

Denúncia aponta maus-tratos a cachorro no bairro de Lourdes, em Uberaba

Ouvinte relata animal exposto ao frio e à chuva; Bem-Estar Animal diz que ocorrência entrou na ordem de atendimento

Débora Meira
Publicado em 09/02/2026 às 10:00
Compartilhar
Conforme a denunciante, o cachorro teria sido rejeitado pelo tutor e não estaria mais sendo aceito dentro da casa (Foto/Reprodução)

Conforme a denunciante, o cachorro teria sido rejeitado pelo tutor e não estaria mais sendo aceito dentro da casa (Foto/Reprodução)

Uma denúncia de possível maus-tratos contra um cachorro mobilizou diferentes órgãos de proteção animal e segurança pública em Uberaba. Segundo uma ouvinte da Rádio JM, o animal estaria sendo mantido do lado de fora da residência, na Rua Dona Maria Locci, no bairro de Lourdes, dormindo na porta do imóvel, exposto ao frio e à chuva, além de apresentar sinais que podem indicar violência. 

Conforme a denunciante, o cachorro teria sido rejeitado pelo tutor e não estaria mais sendo aceito dentro da casa. “Quando tento me aproximar, ele não deixa. Parece ter sido vítima de violência”, relata. 

A denunciante informou que tentou acionar diferentes órgãos na semana passada. Segundo ela, apesar de ter sido informada de que equipes teriam ido ao local, não houve confirmação do atendimento. 

Em resposta à reportagem, a Sociedade Uberabense de Proteção aos Animais (Supra) informou que, até o momento, não teve acesso direto à denúncia. Segundo a entidade, o relato pode ter sido encaminhado a algum voluntário, mas ainda não chegou oficialmente à instituição. A Supra explicou que, para atuação, é necessário haver provas e testemunhas que confirmem que o animal possui tutor. Com essas informações, a entidade afirma que poderá ir até o local e acionar as autoridades competentes e a Superintendência de Bem-Estar Animal para as providências cabíveis. 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal, informou que está ciente do caso relatado. Em nota, o órgão afirmou que a ocorrência foi registrada e inserida na ordem de atendimento, conforme os fluxos e critérios técnicos adotados pelo município. Ainda segundo a Superintendência, as demandas são analisadas de forma responsável, com prioridade para situações de maior risco, e que, após a averiguação, serão adotadas as medidas necessárias. 

Já a Polícia Civil de Minas Gerais informou que, com base nas informações inicialmente repassadas, não foi possível localizar um Registro de Evento de Defesa Social (REDS) relacionado ao caso. A corporação destacou ainda que atua na prevenção à crueldade animal e que disponibiliza cartilhas com orientações sobre como proceder em casos de maus-tratos. 

Até o fechamento desta matéria, a Polícia Militar não havia se pronunciado sobre a ocorrência. 

Como denunciar 

Casos de maus-tratos a animais são crime, conforme a legislação brasileira, e podem ser denunciados de forma anônima. Em Uberaba, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 190, pelo Disque-Denúncia 181, junto à Polícia Civil ou à Superintendência de Bem-Estar Animal do município. A reportagem segue acompanhando o caso e mantém espaço aberto para manifestações dos órgãos envolvidos. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por