IPTU 2023

Depois de apresentar instabilidade, sistema de emissão de guias do IPTU volta à normalidade

Sobre as divergências apresentadas em valores, que foram verificadas por contribuintes na última semana, Fazenda voltou a afirmar que nenhum contribuinte será prejudicado quanto ao IPTU 2023

Publicado em 25/01/2023 às 16:54Atualizado em 30/01/2023 às 18:41
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Sistema apresentou instabilidade na manhã desta quarta-feira (25) (Foto/Arquivo Pessoal)

Sistema apresentou instabilidade na manhã desta quarta-feira (25) (Foto/Arquivo Pessoal)

Na manhã desta quarta-feira (25), usuários voltaram a relatar instabilidade no sistema de emissão de guias do IPTU em Uberaba. As queixas reportadas ao Jornal da Manhã se avolumam desde o início do processo, em 16 de janeiro. Nestes primeiros dias, já foram identificadas ao menos três instabilidades no sistema de emissão das guias, que chegou a ficar indisponível na segunda-feira (23)

Nesta manhã, contribuintes voltaram a acionar a reportagem do Jornal da Manhã relatando instabilidade no sistema. Conforme ouvintes do JM News 1ª Edição, apesar de preencherem o formulário para a emissão da guia do IPTU, o sistema mostrava uma mensagem de erro e não completava a solicitação. "Entrei no site do IPTU. De três imóveis, um eu consegui emitir nova guia de pagamento, que teve um aumento. Os outros dois, quando clica em emitir a guia, vem uma mensagem de erro e não emite a guia", comentou o ouvinte Roberto Duarte. O problema também foi citado por outros contribuintes, que enviaram imagens das telas ilustrando o problema.

Além disso, leitores do JM também enviaram diversas dúvidas relacionadas ao IPTU pelo WhatsApp JM (99777-7900). "Gostaria de fazer um comentário a respeito do IPTU: todo ano é disponibilizado o Cálculo Detalhado do IPTU pra vc saber o que está pagando e até agora isso não aconteceu!", pontua um deles. 

A reportagem do Jornal da Manhã acionou a assessoria de imprensa da Secretaria de Fazenda sobre a situação relatada pelos ouvintes e leitores e aguarda posicionamento.

Sistema apresentou instabilidade na manhã desta quarta-feira (25) (Foto/Arquivo Pessoal)

Sistema apresentou instabilidade na manhã desta quarta-feira (25) (Foto/Arquivo Pessoal)

 Divergências em valores

Conforme matéria publicada pelo JM, na terça-feira (24), contribuintes relataram terem percebido diferenças de valores nas guias. O problema foi admitido pelo Governo Municipal, que, em nota ao JM, informou que é decorrente da migração do sistema da Prefeitura. Ao Pingo do J, da Rádio JM, o secretário Roberto Tosto informou que até sexta-feira já haviam entrado nos cofres públicos cerca de R$ 2 milhões em IPTU. "Nós recebemos em torno de R$ 2 milhões de IPTU na semana passada, muitos com problemas de cálculo. A Sonner fez um cálculo diferenciado da Codiub e deu uma encrenca danada, e a gente só detectou isso ontem (terça-feira, dia 24). Justamente porque alguns contribuintes detectaram valores pagos a menor, valores pagos a maior, e nós estamos fazendo esse levantamento desde ontem para identificar quantos contribuintes pagaram a mais ou a menos", confirmou o secretário. 

Para quem pagou a mais, a Prefeitura vai devolver o valor recebido de forma indevida "de maneira prática e sem burocracia", informou o secretário Roberto Tosto.  O que pagou a menor será apresentada a metodologia de cálculo do IPTU 2023.

Em release enviado à imprensa, na tarde desta quarta-feira, a Secretaria de Fazenda orienta que o contribuinte que emitiu a guia do IPTU 2023, de 16 a 20 de janeiro, e não efetuou o pagamento, deve emitir nova guia de recolhimento, no site da Prefeitura de Uberaba, por meio do link http://uberaba.mg.gov.br/iptu

O contribuinte que já emitiu a guia nesse mesmo período e efetuou o pagamento receberá uma notificação da Secretaria da Fazenda, não havendo prejuízos.

“Importante frisar que nenhum contribuinte será prejudicado. Desde ontem, dia 24 de janeiro, as divergências foram corrigidas no sistema e as guias estão sendo emitidas normalmente. Todos receberão a comunicação da Secretaria da Fazenda, que pede a compreensão pela situação e segue trabalhando para normalizar o processo”, finalizou o secretário.

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