O link para emissão das guias é https://portal.uberaba.mg.gov.br/iptu (Foto/Reprodução)
Prefeitura de Uberaba admite que ocorreram algumas divergências no sistema de emissão de guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), relativo a 2023, para alguns contribuintes. Leitores do Jornal da Manhã encaminharam queixas dando conta de que, em diferentes acessos, eram apresentados valores diferentes do mesmo tributo. Por meio de nota, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) alega que o erro aconteceu por causa da migração do sistema da Prefeitura. A Sefaz ainda garante que nenhum contribuinte será prejudicado.
No comunicado, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) informou que todos os casos que se enquadram nessa divergência serão notificados, não havendo prejuízos.
“A Secretaria da Fazenda pede a compreensão de todos e segue trabalhando para normalizar o processo. O contribuinte que pagou a maior será ressarcido, por meio de processo aberto pelo próprio Município, e o que pagou a menor será apresentada a metodologia de cálculo do IPTU 2023”, afirma a Sefaz.
O posicionamento foi encaminhado ao Jornal da Manhã após relatos de contribuintes que perceberam acréscimos no valor após nova visita ao site, além de casos em que os contribuintes perceberam diminuição na cobrança.