Codau reforça apelo para conscientizar a população a realizar o descarte corretamente
O aumento de descarte irregular durante o feriado de Natal contribuiu para o agravamento da situação. (Foto/Divulgação)
Leitores do Jornal da Manhã voltam a denunciar o descarte irregular de lixo no acesso ao bairro Ilha de Marajó 3, em Uberaba. O local é alvo da ação há meses, sem que uma solução definitiva seja apresentada. A Codau, inclusive, reforça apelo para conscientizar a população.
Relembre: Acesso ao bairro Marajó 3 segue sem limpeza e com cidadãos descartando lixos no local diariamente
Um denunciante relata que o lixo acumulado no local já supera o volume anterior, e afirma não ter visto equipes da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) atuando na região nos últimos dias. "O problema só piora, e a retirada do lixo ainda não foi concluída", desabafa o morador.
A Codau confirmou que o trabalho de limpeza continua em andamento no endereço e destacou que o aumento de descarte irregular durante o feriado de Natal contribuiu para o agravamento da situação. Segundo a companhia, “infelizmente, essa prática de jogar o lixo neste ponto não se altera, prejudicando a cidade e incomodando os moradores do entorno”.
Para tentar mitigar o problema, a Codau reforçou o apelo à população para que denuncie os casos de descarte irregular, registrando imagens e enviando-as ao programa Cidade Ativa, da Prefeitura de Uberaba, que pode ser acessado pelo número 0800 940 01 01.
Além disso, a companhia relembra que Uberaba dispõe de 11 Ecopontos para o descarte correto de entulhos e resíduos. E pela Lei Federal n° 9.605/1998, o descarte irregular de lixo é crime, passível de penalidades como reclusão, detenção ou pagamento de multa.