Nesta quinta-feira (20), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) traz a Uberaba o Força SUS. A ação tem o objetivo de preparar médicos e enfermeiros da rede assistencial para o manejo clínico adequado das arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Ao todo, 27 cidades da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba participam do treinamento com a Força Estadual, que acontecerá no Senac. No evento, médicos e enfermeiras realizam palestras com o intuito de potencializarem a atuação da Vigilância em Saúde em cooperação com os municípios em situação de risco epidemiológico, ocorrência de doenças e agravos inusitados, surtos, entre outras situações relacionadas à saúde pública.
Leia também: Uberaba promove Dia D contra a dengue neste sábado
O objetivo desta ação é preparar a rede assistencial para o manejo clínico adequado das arboviroses, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
A Força Estadual é uma equipe composta por sete médicos e cinco enfermeiras, que tem como finalidade potencializar a atuação da Vigilância em Saúde Estadual, em cooperação com os municípios, em situações de risco epidemiológico, ocorrência de doenças e agravos inusitados, nos surtos, endemias e pandemias, nos desastres ambientais naturais ou tecnológicos que impactem na desassistência à população e nas situações que configurem situação de emergência, identificada pela Secretaria de Estado de Saúde, ou situação de emergência ou calamidade pública decretados pelos municípios, mediante análise da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG.