Lixo irregular descartado na entrada do bairro Ilha de Marajós 3 (Foto/Jornal da Manhã)
O descarte irregular de lixo volta a ser alvo de reclamação ao Jornal da Manhã. Segundo moradores da região do bairro Ilha de Marajó 3, a situação no local está precária, a ponto de até um animal de grande porte ter sido descartado na área, que é alvo constante de descarte irregular.
A queixa, feita por ouvinte do programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM, aponta que o principal ponto de descarte é o acesso ao bairro, paralelo à rodovia BR-262. Segundo o reclamante, neste fim de semana foi descartada uma vaca morta no local.
Apesar de Uberaba contar com 11 ecopontos, os casos de descarte irregular são frequentes. Entre setembro e outubro, o Jornal da Manhã recebeu denúncias de resíduos deixados nos bairros Abadia, Girassóis 2, Oneida Mendes e nas proximidades da Mata do Carrinho.
As multas para descarte irregular em flagrante variam de R$379,00 a R$6.443,00. A população pode enviar imagens e outras informações, com as quais a equipe de fiscalização conseguirá identificar o infrator e o veículo utilizado para lavrar a multa por descarte irregular.
Lixo irregular descartado na entrada do bairro Ilha de Marajós 3 (Foto/Jornal da Manhã)
A reportagem do JM entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de posicionamento sobre o caso. Em nota, a administração informa que já enviou equipes até o local para a retirada do animal morto e também para executar a limpeza da área.
“A Sesurb (Secretaria de Serviços Urbanos e Obras) orienta ainda que a população faça o descarte correto de lixo e entulho nos ecopontos distribuídos pelo município, com funcionamento de segunda a sexta-feira, sábado, domingo e feriado, das 7h às 19h. O Cata-Treco, que pode ser acionado ligando no 115, é um serviço da Codau e também é uma opção para destinação de materiais que não têm mais serventia, mediante agendamento”, alerta a nota.
De acordo com a Prefeitura, os principais pontos de descarte irregular são acompanhados constantemente pela equipe de fiscalização, no entanto, nem sempre é possível flagrar a ação irregular. “Para isso, o Departamento de Posturas conta com o apoio da população, que pode denunciar o descarte ilegal ligando para o Cidade Ativa, nos telefones 0800 940 0101 ou 3318-0800", solicita.
Lixo irregular descartado na entrada do bairro Ilha de Marajós 3 (Foto/Jornal da Manhã)