O reclamante aponta que há um mês a vizinhança aguarda o recolhimento dos conteúdos que têm impedido o trânsito pela calçada (Foto/Divulgação)
Um morador do bairro Boa Vista denuncia o descarte irregular de lixo doméstico e orgânico no cruzamento entre as ruas Rodrigues Alves com Sétimo Bóscolo. Ao Jornal da Manhã, o reclamante aponta que há um mês a vizinhança aguarda o recolhimento dos conteúdos que têm impedido o trânsito pela calçada.
"Gostaria de informar o descaso com o lixo em cima da calçada da rua Rodrigues Alves com Sétimo Bóscolo. Esses galhos cortados das árvores já estão na calçada há mais de um mês, obrigando-nos a andar na rua", relata.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas) em busca de um posicionamento. Segundo nota da autarquia, “quando é possível identificar a pessoa que fez o descarte da poda irregular, deixada em via pública, a situação é repassada para o Departamento de Posturas da PMU, pois o morador é o responsável pela coleta deste material e é passível de multa”, afirma. No entanto, a autarquia não informou se foi possível identificar o autor deste descarte.
Ainda em nota, a companhia afirma que, não sendo possível essa identificação, os fiscais da limpeza urbana inserem o serviço na programação do dia, para que a coleta seja feita pela empresa responsável pelo serviço na cidade. “Entretanto, é preciso que a situação seja comunicada à Codau pelo 115 para gerar a Ordem de Serviço”, explica.
A nota ainda finaliza informando que, em relação ao lixo doméstico, a coleta é realizada normalmente nesta rua. “A coleta é noturna todas às segundas, quartas e sextas-feiras. Não há multa para quem coloca o lixo fora do dia e horário previstos para determinada região. Mas a população é constantemente orientada a seguir o cronograma de atendimento estipulado para os bairros, para que contribua com a limpeza da cidade, mantendo a qualidade de vida de todos”, informa.
Já o Departamento de Posturas afirma que o proprietário foi autuado quanto à limpeza e reparo do passeio e tem o prazo de 30 dias após o recebimento da autuação para regularizar a situação. "O proprietário então deverá apresentar prova junto à Prefeitura para que a autuação não seja lançada como multa. O Departamento reforça que as pessoas podem acionar a Posturas pelos telefones 3331-2313, 3331-2312 ou pelo 0800 940 0101", pontua nota.