Desde o início de dezembro o CB exige para evento temporário, com nº igual ou superior a 1.500 pessoas, presença de um desfibrilador
Desde o início de dezembro o Corpo de Bombeiros de Uberaba exige para eventos temporários, com número igual ou superior a 1.500 pessoas, a presença de um desfibrilador cardíaco. Caso contrário, o alvará para a realização da festa não será expedido. A medida vale inclusive para os jogos realizados no estádio Uberabão.
A medida que será cobrada com muito mais ênfase a partir de 2011 foi baseada em várias leis elaboradas em prol da segurança pública. Na prática, os interessados em promover um evento devem apresentar o projeto da festa, que constará a planta identificando toda a estrutura do local como banheiros, bar, iluminação, sinalização da saída de emergência e de extintores. Tudo isso já era exigido, mas agora será cobrada a permanência de uma viatura com desfibrilador cardíaco e pessoa técnica para manuseá-lo.
Segundo tenente Grazianni Cápolli, do Corpo de Bombeiros, essa exigência já existia, mas não estipulava a quantidade do público. Caso os promotores não cumpram essa determinação poderá ter a festa interditada.
“Nós temos o poder de vetar a realização da festa caso não esteja tudo de acordo, pois estamos trabalhando em parceria com as promotorias e outros órgãos responsáveis em prol da segurança pública.
Ainda de acordo com o tenente, a decisão poderá ser estendida, posteriormente, para outros eventos permanentes com aglomeração de pessoas como igreja e shoppings.