Agentes visitaram imóveis e retiraram materiais inservíveis passíveis de acumular água e se transformar em criadouro do mosquito (Foto/Divulgação)
O “Dia D contra a Dengue”, em Uberaba, reuniu mais de 200 agentes de combate às endemias, de limpeza e de segurança na região da Vila Olímpica, nesse sábado (24). Coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a ação ocorreu em diversas localidades de Minas.
No Município, a iniciativa incluiu mutirão de limpeza pesada, visita domiciliar, bloqueio costal e distribuição de material orientativo nos bairros Vila Olímpica, Fabrício, São Bento, Tancredo Neves, São José, Jardim Petrópolis, Palmeiras, Espírito Santo, Vila Militar e Nenê Gomes. A força-tarefa mobilizou profissionais da Prefeitura e do Estado.
De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, a região da Vila Olímpica apresentou positividade acentuada quanto à presença de larvas do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A força-tarefa continuará no local na próxima semana.
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou da mobilização nesse sábado e distribuiu panfletos durante blitz educativa na avenida Lucas Borges. “Sabemos que, nessa época, os números da dengue aumentam, e por isso, no ano passado, reforçamos nosso time de combate às endemias com a contratação de cerca de 70 novos profissionais, totalizando mais de 200 agentes nas ruas, de casa em casa”, pontuou a prefeita.
A secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, também acompanhou o “Dia D contra a Dengue”. “É importante que a população contribua e elimine criadouros do mosquito, assim como abra a porta para os agentes de endemias realizarem a vistoria do imóvel. Apenas juntos, comunidade e Poder Público, é que vamos vencer essa batalha”, afirmou.
Conforme a superintendente da Regional de Saúde de Uberaba, Ana Maria Oliveira Bernardes, 22 municípios da Macrorregião Triângulo Sul aderiram à mobilização, nesse sábado. “Minas está unida contra o mosquito e, na Macrorregião Triângulo Sul, não poderia ser diferente”, frisou.
Em 2024, a Prefeitura de Uberaba já realizou força-tarefa de combate à dengue no Residencial 2000, Copacabana e Girassóis I, II, III e IV. A programação diária, boletim epidemiológico das arboviroses e recomendações contra a dengue estão disponíveis em portal.uberaba.mg.gov.br/dengue.