DOAÇÃO DE SANGUE

Hemocentro Uberaba tem estoque abaixo do ideal; veja como doar

Com estoque abaixo do ideal, ações de conscientização estão sendo intensificadas esta semana

Dandara Aveiro
Publicado em 25/11/2024 às 17:32Atualizado em 26/11/2024 às 04:59
Compartilhar

O Hemocentro Regional de Uberaba realiza ações de conscientização, além de oferecer estrutura para atendimentos e pesquisas em hematologia. Porém, o estoque de doações está baixo e Paulo Henrique Juliano, diretor do instituto, diz que a transformação de doadores eventuais em doadores regulares ainda é um dos principais desafios. “Sempre recebemos doações, mas precisamos constantemente de mais estoque. Alguns tipos sanguíneos, especialmente O+, O-, A+ e A-, está 50% abaixo do necessário”, menciona. 

A doação de sangue é crucial para a recuperação de pacientes que necessitam de transfusões. O diretor do Hemocentro destaca que, muitas vezes, a doação não serve apenas para salvar vidas em emergências, mas também para o tratamento de pacientes com doenças crônicas ou em tratamentos oncológicos. "Uma única doação pode beneficiar várias pessoas, seja com sangue, plaquetas, medula ou hemocomponentes", explica. 

Paulo Henrique conta que uma das principais ações para sensibilizar a população é o projeto Doador do Futuro, despertando o interesse nas crianças para o gesto de altruísmo. “Trata-se de uma iniciativa de mais de 20 anos, feita com jovens até o nono ano. É uma disputa em que eles criam desenhos e, os mais votados, ganham prêmios da comunidade. Isso desperta o interesse dessas crianças e de suas famílias. Hoje, temos muitos doadores que já participaram desse projeto quando mais novos”, afirma o diretor. 

Dia Nacional do Doador de Sangue

Nesta segunda-feira (25), o Brasil comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma data de extrema importância para reconhecer o valor dos doadores que, com um simples gesto, podem salvar inúmeras vidas. Para celebrar, o Hemocentro Regional de Uberaba está fornecendo camisetas para os doadores, além de um lanche especial. A ação vai até sábado (30), visando ampliar o número de doações em todo o Triângulo Sul. 

De acordo com Paulo Henrique, a data é uma excelente oportunidade para reforçar a conscientização e lembrar a população da necessidade constante de doações. “Este é um produto insubstituível e imprescindível para a saúde. Por isso, parabenizo os doadores de Uberaba e região pelo ato de bondade. Seguimos contando com a colaboração de todos, porque, periodicamente, precisamos manter o estoque de sangue e a população precisa ser sensibilizada de que o ato de doar salva muitas vidas”, completa. 

Para doar, a pessoa precisa ter entre 16 e 65 anos, pesar no mínimo 50kg, estar com a saúde preservada e seguir as conformidades básicas exigidas. Aos interessados, basta se direcionar a unidade do Hemocentro Regional de Uberaba, que fica na avenida Getúlio Guaritá, n° 250, no bairro Abadia. Os atendimentos aos candidatos de doação voluntária de sangue e cadastro de transplante de medula óssea acontece de segunda a sexta, das 7h às 18 horas, e sábado das 7h ao meio-dia. Para os atendimentos ambulatoriais, o funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por