A distribuição foi suspensa em Uberaba no dia 16 de julho, após orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) (Foto/Reprodução)
Usuários insulinodependentes de Uberaba manifestaram preocupação e insatisfação diante da falta de tiras reagentes para aferição de glicemia capilar, insumo fundamental para o controle da diabetes. Reclamações enviadas à Rádio JM reforçam o drama vivido por diabéticos tipo 1, que dependem diariamente das tiras para monitorar a glicose e evitar riscos à saúde. As tiras previamente distribuídas foram interditadas de forma cautelar pela Vigilância Sanitária, o que levou a Secretaria Municipal de Saúde a deflagrar processo emergencial para contratação de novo fornecedor. O resultado será conhecido nesta sexta-feira (8).
A situação foi relatada à Rádio JM por ouvintes preocupados com a falta de insumos em Uberaba. Uma delas pontuou que a comunidade de diabéticos insulinodependentes estava sem previsão para o retorno do fornecimento e que, ao questionar a Saúde, recebeu a orientação de que deveria economizar as tiras já recebidas. “Como economizar um insumo que salva vidas? Os diabéticos tipo 1 estão em risco!”, lamentou. Outra ouvinte reforçou o apelo: “Cada tira que usamos é uma decisão de vida. Precisamos urgentemente de solução rápida”.
A distribuição foi suspensa em Uberaba no dia 16 de julho, após orientação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). A pasta solicitou a suspensão imediata do uso dos glicosímetros e tiras reagentes da marca Ok-Pro, após laudos técnicos apontarem resultados insatisfatórios nos testes de qualidade dos dispositivos. A medida cautelar foi adotada preventivamente pela Anvisa e pela SES-MG até que novas análises sejam concluídas, e todos os pacientes foram orientados a interromper imediatamente o uso desses produtos.
Para atender aos pedidos de usuários do material e evitar a falta prolongada dos insumos, a Prefeitura de Uberaba optou por um processo de dispensa eletrônica emergencial para aquisição direta de tiras reagentes de glicemia e glicosímetros, iniciado no dia 1º de agosto e com encerramento nesta sexta-feira (8), às 14h. O valor estimado para a contratação é de R$ 469.344,00.
De acordo com a SMS, a aquisição municipal foi necessária porque a compra original era feita por meio de licitação estadual, que está em andamento, mas ainda sem definição final. “O Estado está tentando concluir o trâmite, mas para não deixar a população desguarnecida, o município realizou sua própria contratação para acelerar o processo”, explicou a pasta.
O processo de dispensa eletrônica está disponível para consulta nos portais oficiais do município e do governo federal, além de plataforma eletrônica. Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato pelos telefones (34) 3331-2750, 3331-2706 e 3331- 2710 ou pelo e-mail: licitacao.sms@uberaba.mg.gov.br.