A força-tarefa contra a dengue recolheu 5,47 toneladas de material inservível (Foto/Divulgação)
Os números de casos de dengue em Uberaba continuam em queda e seguem uma linha decrescente. O quadro atual em relação à doença foi apresentado por Matheus Assumpção, diretor de Vigilância em Saúde, em entrevista à Rádio JM. Apesar das últimas semanas terem registrado grande volume de chuvas, isso deve refletir em números apenas nas próximas semanas.
“A linha de tendência semana a semana ainda é decrescente, então a gente ainda não tem um grande número de casos, mas o período que começamos agora e vai até março e abril é sazonal. É um período em que vamos intercalar momentos de chuvas, dias com maior calor e sol mais intenso, o que cria um ambiente mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti”, lembra.
Matheus também destaca que o trabalho do município tem sido eficaz nos últimos anos, visto que os números estão melhores a cada ano. “As ações nesse momento têm que ser intensificadas para conseguirmos ter um 2025 melhor do que foi 2024. A gente vem, gradualmente, melhorando nossos índices. 2023 foi um ano de muita dengue aqui em Uberaba”, menciona.
Uma das ações realizadas para diminuir os criadouros do mosquito Aedes aegypti foi o mutirão de limpeza, realizado no último final de semana, que resultou na retirada de mais de cinco toneladas de resíduos.