Professor Marcelo Ponciano obteve 32,45% dos votos, contra 26,73% de Ruy Aguiar Araújo Júnior, de Patrocínio, e 19,63% de Anselmo Alves, de Patos de Minas
Marcelo Ponciano da Silva foi eleito reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), com 32,45% dos votos. (Foto/Divulgação)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) promoveu a eleição para diretor-geral dos campi e reitor da instituição. Para o cargo de reitor concorreram três candidatos, Marcelo Ponciano da Silva, atual diretor-geral do IFTM Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico; Marlúcio Anselmo Alves, atual diretor-geral do IFTM Campus Patrocínio, e Ruy de Aguiar Araújo Júnior, professor do IFTM Campus Patos de Minas.
Foi eleito com 32,45% dos votos, Marcelo Ponciano da Silva. Já Ruy de Aguiar Araújo Júnior obteve 26,73% dos votos e Anselmo Alves, 19,63%.
Eleito reitor do IFTM, Marcelo Ponciano da Silva é bacharel em Informática Biomédica (2006), Mestre (2009) e Doutor (2014) em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, e coordenador operacional, junto à Capes, do Programa de Doutorado Interinstitucional entre IFTM-UFU.
No campus Uberaba, o professor Bruno Garcês foi eleito com 52,61% dos votos. Em segundo, ficou o professor Watson Azevedo, com 11,99%, e o professor Américo Júnior, com 9,09% dos votos.
A votação foi eletrônica, on-line e secreta. No campus Uberaba foram instaladas três urnas para o processo eleitoral. Entre os professores, dos 129 aptos a votar, 123 compareceram. O professor Bruno Garcês obteve 85 votos; o professor Watson Azevedo conquistou 20 votos; já o professor Américo Júnior totalizou 15 votos, sendo que três votos foram em branco.
Na segunda urna, para os Técnicos Administrativos, 97 estavam aptos a votar e 79 compareceram. O professor Bruno Garcês totalizou 54 votos, o professor Américo Júnior obteve 11 votos; o professor Watson Azevedo conquistou nove votos, enquanto cinco votos foram em branco.
Na terceira e última urna, votaram 771 alunos dos 1.467 que tinham direito a voto. O professor Bruno Garcês, liderou com 532 votos; já o professor Watson Azevedo obteve 164 votos; o professor Américo Júnior conquistou 63 votos, e 12 votos foram em branco.
Eleito diretor-geral do campus Uberaba, Bruno Pereira Garcês é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, e Doutor em Ciências (USP) com área de atuação em Química e Educação.
O Conselho Superior (Consup) do IFTM é responsável por encaminhar o nome do eleito para reitor ao Ministério da Educação (MEC), para os trâmites de nomeação pelo presidente da República. Já os eleitos para diretores-gerais dos campi serão nomeados pelo reitor eleito, após sua posse.
O professor Bruno Garcês foi eleito diretor com 52,61% dos votos. (Foto/Divulgação)
O professor Bruno Garcês foi eleito diretor com 52,61% dos votos. (Foto/Divulgação)
Transformar o IFTM em escola que serve à comunidade está entre metas do escolhido
Transformar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) numa escola em que as pesquisas realizadas e demais projetos desenvolvidos na instituição cheguem à sociedade é uma das metas do reitor eleito, professor Marcelo Ponciano da Silva. Após a confirmação do resultado do pleito, ele falou ao programa Pingo do J da Rádio JM e destacou que a meta é preparar o IFTM para servir à comunidade. Ponciano também revelou o desejo de ampliar o número de vagas, com novos cursos e até com a abertura de campi em cidades da região.
Ao citar o lema da campanha para conquistar a eleição de reitor da instituição: “Queremos um IFTM pronto para o futuro”, Marcelo disse que recentemente realizou reunião com o grupo Sociedade Civil Organizada (SCO) em que participaram mais de 40 instituições para mostrar o que o IFTM pode oferecer para as cidades onde está inserido.
“A nossa intenção é promover a educação profissional conforme as necessidades do setor produtivo da cidade. Trabalhar com os arranjos produtivos locais vai permitir que divulguemos o IFTM e ao mesmo tempo possamos adaptar melhor os currículos para a formação de profissionais conforme a demanda do mercado local”, salientou.
O reitor eleito disse ter perspectivas de abertura de novas vagas, expansão da instituição e realização de concursos. “Vamos além de aumentar vagas, queremos expandir para outras cidades, como Coromandel, Ibiá, Frutal, João Pinheiro, cidades onde não temos polos presenciais, para que o IFTM tenha mais campo e consequentemente mais vagas”, concluiu.