Codau informa que manterá a distribuição de água sem interrupções para todos os bairros de Uberaba nesta terça-feira (3). Dessa forma, completa-se uma semana que a autarquia não fecha os reservatórios. No entanto, a programação pode mudar, caso aumente o consumo.
No sistema de transposição do rio Claro a Codau tem 4 motores em operação, bombeando cerca de 500 litros/segundo. Mas a vazão do rio Uberaba, mesmo com este volume extra, está em queda, com uma redução significativa entre ontem (segunda-feira) e hoje (terça-feira), ficando abaixo de 1.200 litros/segundo. “Este cenário é de total alerta para a Codau. A nossa medição no rio indica que o nível caiu 9 cm nas últimas 24 horas”, ressaltou Rui Ramos.
Uma onda de calor está no Triângulo Mineiro e a terça deve registrar altas temperaturas na faixa dos 38º, com umidade relativa do ar que pode cair para os 10% em Uberaba, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dia será um dos mais quentes da semana.
Por isto, a recomendação da Codau é evitar ao máximo qualquer atividade que demande muito gasto de água para impactar, o menos possível, o sistema de abastecimento. “O desperdício acelera o consumo de água e faz com que os níveis dos reservatórios diminuam mais rápido, prejudicando a distribuição. Uma boa dica para manter a casa limpa, é reutilizar a água da máquina de lavar roupas na limpeza de cômodos ou áreas externas. Estamos há sete dias sem fechar os reservatórios, mantendo 24h/dia a distribuição. Então, toda a ajuda é bem-vinda para termos mais um dia de tranquilidade e passarmos essa onda de calor intensa”, alertou Rui Ramos, presidente da Codau.
A engenharia da Codau reforça que poderá, diante de qualquer alteração no nível do rio Uberaba ou da capacidade de armazenamento dos Centros de Reservação, mudar a programação de distribuição de água desta terça-feira. A população pode se informar sobre os boletins do abastecimento pelo site da Companhia: codau.com.br ou pelo Fale Codau 115.