Pelo quinto dia consecutivo, a Codau manterá a distribuição de água sem interrupções para todos os bairros da cidade neste domingo (1°). Mas a Companhia reforça a urgente necessidade de manter economia de água para que esta estabilização no abastecimento público permaneça como vem acontecendo desde quarta-feira (25).
Sobretudo diante das previsões meteorológicas que evidenciam o auge e persistência do período seco. A semana começa com possibilidades de altas temperaturas em Uberaba, que podem chegar aos 39º nos próximos dias e a umidade relativa caindo para menos de 20%.
“Ontem, sábado tivemos um dia de alto consumo, mas foi possível seguir com os reservatórios todos abertos por fatores importantes – a resposta da cidade aos apelos para a economia de água; a vazão do rio Uberaba, que está crítica, mas ainda apresentando capacidade estável com auxílio do rio Claro; a melhoria na distribuição de água na cidade, resultante da ampliação dos Centros de Reservação e a operação dos três poços profundos que estão apoiando o sistema de reservação como um todo”, ressaltou Rui Ramos, presidente da Codau.
A engenharia da Codau reforça que poderá, diante de qualquer alteração no nível do rio Uberaba ou da capacidade de armazenamento dos Centros de Reservação, mudar a programação de distribuição de água deste domingo.
A companhia alerta que o mais importante é evitar o desperdício e uso racional da água, pois setembro começa com uma nova onda de calor sufocante, apontada como uma das mais fortes do ano.