A população de Uberaba está alarmada com as notícias que chegam a todo instante sobre a gripe H1N1. A redação do Jornal da Manhã tem recebido e-mails de pessoas relatando casos suspeitos e de internamentos em hospitais, inclusive com isolamento. Diante do alarde, a população chega a dizer que as autoridades de saúde estão fingindo que nada está acontecendo ou escondendo dados.
Duas pessoas estão em isolamento no Hospital e Maternidade São Domingos e os funcionários receberam aparatos para o contato com esses pacientes, sendo que um deles apresenta os sintomas e está sendo tratado com o medicamento Tamiflu. No Hospital das Clínicas, da UFTM, existe apenas um paciente em isolamento que apresenta um quadro leve de epidemiologia e aguarda resultado de exame.
A presidente do Sinte-Med, Mirtes Reis, afirma que no pronto-atendimento do Hospital das Clínicas não se tem orientação para que os funcionários se protejam com máscaras, por exemplo. E declara que, mesmo não existindo casos em Uberaba, ela manifesta em nome dos trabalhadores a preocupação com a doença, porque a cidade não recebe resultados de exames há 30 dias e não tem como saber se os funcionários da saúde estão ou não em contato com pacientes de gripe suína.
O presidente da Sociedade de Cirurgia e Medicina de Uberaba, Sandro Penna Correa, disse que não existem casos confirmados no município e se os resultados dos exames não chegaram, não muda o quadro. Para ele, as autoridades e médicos não têm mais que se preocupar com números e sim em detectar rapidamente os casos mais graves da gripe A.
Sandro também é categórico em afirmar que não tem como mascarar resultados, que são controlados pelo Ministério da Saúde. Em Uberaba, a demora de resultados é alta, pois os laboratórios credenciados estão sobrecarregados, mas reitera que o enfoque agora é se preocupar com diagnósticos precisos de casos graves.
De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, todos os profissionais foram orientados no atendimento a pacientes com Síndrome Gripal Grave a usar máscaras cirúrgicas, disponíveis em todas as unidades de saúde.
As recomendações da Secretaria de Estado da Saúde estão sendo seguidas em Uberaba, e, ainda de acordo com a assessoria Uberaba, está sob controle quanto à H1N1. Desde o início de monitoramento de casos foram 132 suspeitos, 100 já tratados e eliminados, 32 casos estão em monitoramento e nove aguardam resultado.