Comissão esteve reunida com a direção do órgão estadual e protocolou requerimento solicitando informações acerca dos processos de inventariações de imóveis no município
Comissão de proprietários de imóveis inventariados em reunião com a direção do Iepha-MG, em Belo Horizonte (Foto/Divulgação)
Representantes de proprietários de imóveis inventariados em Uberaba protocolaram no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) requerimento, com base na Lei de Acesso à Informação, solicitando informações a respeito das supostas inventariações no município.
De acordo com o advogado Marcelo Frossard, agora o Iepha tem o prazo de 20 dias para responder à solicitação. Ele destacou que a causa conta com o apoio da Câmara de Vereadores. Em reunião com a presidente do Iepha, Maria Palhares Machado, estiveram presentes o deputado estadual Charles Santos (Republicanos) e um representante do deputado federal Gilberto Abramo (Republicanos).
Recentemente, foi assinado um Termo de Acordo de Cooperação Técnica Mútua entre o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) para revisão dos processos de inventários dos imóveis particulares de Uberaba, a partir da década de 80.
Segundo o Conphau, toda a documentação dos 178 imóveis privados que estão inventariados em Uberaba foi encaminhada para a capital mineira para verificação acerca da legalidade desses atos.
Em reunião entre os proprietários dos imóveis inventariados e o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), foi encaminhado cronograma, no qual se prevê que no final de 2025 a situação da inventariação e tombamentos esteja regularizada.