Principal preocupação de moradores era com a sobrecarga nas bocas de lobo (Foto/Leitores JM)
Na manhã desta terça-feira (3), a reportagem do Jornal da Manhã recebeu vídeos e imagens de um suposto vazamento de água no Centro de Reservação 4 da Codau, no bairro Amoroso Costa. A quantidade de água despejada na calçada chamou a atenção de quem passava pela região. A autarquia informou que se trata de uma drenagem de água não reutilizável.
Nas imagens encaminhadas ao JM, é possível ver que o volume hídrico que saia do CR era consideravelmente grande. A preocupação dos cidadãos seria com a capacidade de entupir as bocas de lobo e ralos do entorno da avenida Thomas Bawden.
De acordo com a Codau, a manobra é uma drenagem de água. A companhia lembra que, no último mês, o reservatório apresentou problema estrutural e teve que ser isolado. À época, foi informado que as equipes realizaram mudanças nas adutoras para concentrar o armazenamento de água no segundo reservatório de concreto e no metálico, para não prejudicar o abastecimento da região.
“Após uma perícia técnica, foi constatada a necessidade de retirada da água que ficou retida no reservatório e que não poderia mais ser utilizada”, esclareceu a Codau.
Além disso, na nota encaminhada à reportagem, a autarquia afirmou que uma consultoria seria contratada para identificar quais os reparos necessários para o reservatório.
Questionada, a companhia ainda não respondeu qual o volume de água que precisou ser retirado.