Fumaça causada por fogo em ecoponto incomoda os moradores do Residencial Estados Unidos. O depósito que deveria ser só para entulho, localizado na rua Alaska, próximo à linha de trem, é motivo de reclamação há algum tempo.
Djalma Ludgero da Costa mora no bairro há 16 anos e conta que o local causa transtornos. “A população não tem consciência de jogar só o entulho e vem gente de outros bairros jogar lixo. Já acharam até cachorro morto no local. Aí, quando coloca fogo, fica a fumaça escura e com cheiro muito forte, atrapalhando quem mora por aqui” explica o morador.
De acordo com o superintendente de Serviços Urbanos da Secretaria de Infraestrutura, João Ricardo Pessoa, já está em fase de finalização a análise do projeto de urbanização dos ecopontos, que será a solução para as queimadas ilegais. “A Prefeitura não é responsável pela queimada nos ecopontos e a urbanização além de não permitir que se jogue lixo orgânico, vai evitar que coloquem fogo nesses locais” afirma João Ricardo.
O projeto prevê que os Ecopontos sejam murados e limpos, além da disponibilização de um agente ambiental no local constantemente, para controlar a entrada dos materiais.