
Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, a concessionária fez o compromisso de limpar o trecho inferior e deve finalizar ao longo da semana (Foto/Divulgação)
Após reclamações de motoristas sobre a vegetação alta no dispositivo de acesso ao bairro Beija-Flor, na BR-050, a concessionária Ecovias Minas Goiás iniciou os serviços de roçada e limpeza no local, nesta segunda-feira (1°). A área, localizada no km 171+700, abrange duas as alças de acesso à rua João Dallacqua e à avenida Dona Maria de Santana Borges. Imagens do processo de manutenção foram compartilhadas pelo secretário Pedro Arduini, que informou que o serviço deve ser concluído ainda nesta semana.
O alerta veio de um ouvinte da Rádio JM, que registrou em vídeo pedestres precisando desviar do mato alto e caminhar pela via, situação que considerou extramente perigosa. "Estou cansado de cobrar a concessionária e a Prefeitura sobre este viaduto sentido Beija-Flor, com relação à limpeza. Os pedestres precisam passar, muitas vezes, pela rodovia, e isso é um perigo", disse o motorista, evidenciando o risco enfrentado diariamente por quem trafega ou caminha pelo local.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini, a concessionária fez o compromisso de limpar o trecho inferior e deve finalizar ao longo da semana. Equipes de limpeza iniciaram a roçada nesta segunda-feira (1°), por volta das 9h, próximo ao pontilhão do Beija-Flor.
Ao Jornal da Manhã, a Ecovias confirmou o início dos trabalhos e esclareceu que sua responsabilidade abrange a pista principal da BR-050, no entroncamento com a rua João Dallacqua e a avenida Dona Maria de Santana Borges. Segundo a concessionária, as equipes realizam rotineiramente serviços de conservação, como roçada da vegetação, poda, limpeza, manutenção da drenagem, sinalização e dispositivos de segurança viária, seguindo um cronograma técnico, especialmente em períodos de maior crescimento da vegetação.
"As demais áreas do entroncamento, incluindo trechos urbanos das vias municipais, canteiros e margens fora da faixa de domínio da rodovia, são de responsabilidade do município de Uberaba. O segmento abaixo do dispositivo do km 171+800 não integra a área sob responsabilidade da concessionária”, ressaltou.
Ainda em nota, a empresa informou que todo o trecho concedido é monitorado 24 horas por dia pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da Ecovias e por viaturas de inspeção. Os usuários podem entrar em contato pelo telefone 0800 940 0700, com atendimento gratuito 24 horas, inclusive via WhatsApp, para registrar reclamações, dúvidas ou elogios.