A Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) redobra os esforços no combate à evasão escolar, lançando uma abordagem ampla para identificar e solucionar as causas subjacentes da falta recorrente de alunos nas salas de aula.
Para aprimorar o entendimento sobre os casos, a Semed, por meio do Centro de Referência de Educação Inclusiva (Crei), monitorou e acompanhou de forma detalhada todos os tipos de violação de direitos de crianças e adolescentes na rede municipal de ensino. Os resultados apontaram que situações de violência, conflito familiar, crises de ansiedade, violência doméstica, entre outros, requerem urgência de ações efetivas para reverter a tendência de infrequência e evasão escolar.
"A luta contra a evasão escolar é uma das principais diretrizes da Secretaria de Educação. Por isso, entender os números e encontrar os motivos da infrequência e evasão escolar é o ponto de partida do trabalho realizado internamente", destacou a secretária adjunta da Semed, Juliana Petek.
Dentro da rede municipal de ensino, a Secretaria ampliou a função de Professor de Referência para todas as unidades de ensino fundamental e Cemeis como parte da estratégia de uma rede de fortalecimento e preservação dos direitos das crianças. Essa medida visa proporcionar um vínculo mais próximo entre os alunos e os educadores. Um fluxo interno de busca ativa foi estabelecido, com diferentes níveis de intervenção.
Para isso, foi desenvolvido um fluxo com os procedimentos para atendimento de busca ativa que começa na unidade escolar, passa pelo Crei e, em última instância, chega ao Conselho Tutelar e Judiciário.
Em outra frente de trabalho, reconhecendo a necessidade de identificar também as crianças e adolescentes em idade escolar que estão fora da rede, a Semed envolveu a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e a Secretaria de Saúde (SMS) na iniciativa. A estratégia é que as equipes destas secretarias, que fazem trabalho em campo e têm contato direto com a população nas residências, possam identificar demandas de alunos fora da sala de aula.
Essa rede formada pela Semed, Seds e Saúde se reunirá ao final de cada bimestre para avaliar o progresso, analisar indicadores e direcionar esforços conforme as necessidades identificadas.
"Estamos comprometidos em não apenas tratar a evasão escolar como um problema isolado, mas sim como um sintoma de questões mais profundas. Essa abordagem nos permite não apenas recuperar alunos evadidos, mas também criar um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos os estudantes", finalizou Juliana.