A novidade busca enfrentar um desafio urgente: segundo o IBGE (2025), 1 em cada 7 jovens de 18 a 24 anos está desempregado no Brasil (Foto/Divulgação)
Com o objetivo de engajar adolescentes e jovens na escolha da carreira, o Governo de Minas lançou o Descobridor de Trilhas, um teste vocacional gameficado dentro do Roblox, plataforma de jogos online que reúne milhões de usuários em todo o mundo. A iniciativa chega justamente na semana em que foram abertas as inscrições para a 7ª edição do programa Trilhas de Futuro, que conta com mais de 2,6 mil vagas em Uberaba.
A novidade busca enfrentar um desafio urgente: segundo o IBGE (2025), 1 em cada 7 jovens de 18 a 24 anos está desempregado no Brasil (14,9%). Entre adolescentes de 14 a 17 anos, a taxa chega a 26,4%, mais que o dobro da média nacional. Além da falta de oportunidades, a indecisão sobre qual profissão seguir também contribui para o abandono escolar.
O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, destaca que a iniciativa aproxima a escola da realidade digital dos jovens. “O grande desafio da adolescência e juventude é definir os caminhos a seguir. Um teste vocacional ajuda nesse processo. Levar essa experiência para o Roblox é uma inovação que aproxima a educação do universo dos estudantes e abre novas possibilidades para o futuro”, afirma.
No Descobridor de Trilhas, os estudantes podem explorar carreiras, interagir com avatares de diferentes profissões e cumprir missões que simulam situações de trabalho. Ao final, recebem sugestões de cursos técnicos compatíveis com seu perfil. Cada participante também desbloqueia skins personalizadas ligadas às profissões testadas, unindo aprendizado e diversão.
Conheça o jogo vocacional aqui.
Segundo o gerente de Sistemas Especializados em Educação da Prodemge, Cassiano Rosa Rodrigues, a tecnologia garante mais praticidade e segurança. “A inteligência artificial é uma ferramenta poderosa para personalizar serviços e analisar grandes volumes de informação. Com ela, ajudamos cada estudante a tomar decisões mais conscientes e alinhadas ao seu futuro profissional”, explica.