A Prefeitura de Uberaba deu início, nesta quinta-feira (18), a uma intervenção na Praça Rui Barbosa, no Centro, para ampliar a pista utilizada pelo transporte coletivo. O objetivo é melhorar a trafegabilidade dos ônibus que circulam pela região e reduzir danos ao passeio. A previsão é que o trânsito esteja totalmente liberado até 6 de outubro.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Túlio Bento Vieira, os trabalhos envolvem a demolição de parte da praça, limpeza, isolamento da área, preparação de meio-fio e base, armação, concretagem e acabamento do piso, além da readequação das grelhas de captação de águas pluviais. “A concretagem deve ser concluída até o dia 25 de setembro, exigindo um período de cura de 10 dias, que seria o tempo necessário para a secagem segura do concreto”, explicou.
Enquanto a obra é realizada, os pontos de ônibus foram transferidos temporariamente para a área em frente à Fundação Cultural de Uberaba. A mudança vale para as linhas 10 (Terminal Univerde/São Cristóvão), 14 (Boa Vista/Volta Grande), 25 (Pacaembu), 53 (Leblon), 59 (Cássio Rezende) e 61 (Distrito Industrial III). O novo local está identificado com placas e permanecerá como ponto de espera até a conclusão da obra. A expectativa é de que, após obra de reforço e ampliação da pista para os ônibus, o trânsito no local esteja totalmente liberado no dia 6 de outubro.
A movimentação de operários e a instalação das placas chamaram a atenção de ouvintes da Rádio JM, que questionaram sobre a situação. Segundo a Prefeitura de Uberaba, a intervenção é restrita à pista de ônibus e não inclui, neste momento, outras reformas ou alterações no trânsito da Praça Rui Barbosa.