ELEIÇÃO

Eleição de membros para os Conselhos Tutelares acontece no dia 1º de outubro

Tito Teixeira
Publicado em 11/09/2023 às 21:25
Compartilhar

No dia 1º de outubro, domingo, serão realizadas em todo o Brasil as eleições dos membros dos Conselhos Tutelares. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou que atuará para garantir que as eleições ocorram de forma transparente e democrática.

Em Uberaba, 56 pessoas participaram de avaliação e 34 foram aprovadas, conforme resultado parcial disponibilizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau). Os não aprovados puderam apresentar recurso na Casa dos Conselhos, até essa segunda-feira (11).

Instituídos pela Lei 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), os Conselhos Tutelares são formados por membros eleitos pela comunidade para mandato de quatro anos e têm como principal função a aplicação de medidas protetivas às crianças, adolescentes e suas famílias, quando identificada situação de risco. 

O Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (CAO-DCA) disponibilizou na página principal do portal do MPMG acesso para o material explicativo sobre a escolha dos Conselhos Tutelares e a atuação da instituição no processo.

Escolha. A seleção para escolha dos conselheiros é dividida em quatro etapas: inscrição, prova de aferição de conhecimento (realizada dia 3 de setembro), avaliação psicológica e eleição dos habilitados por meio de voto direto.

A avaliação psicológica para os novos candidatos está prevista para ocorrer nos dias 14 e 15 de setembro. O objetivo é verificar o perfil psicológico adequado ao exercício da função de conselheiro tutelar. Por fim, a eleição dos habilitados está marcada para 1º de outubro. Os eleitos tomarão posse em janeiro de 2024.

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Ele foi criado junto com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), pela Lei 8.069/1990. Os Conselhos Tutelares são formados por membros eleitos pela comunidade para mandato de quatro anos. Têm como principal função a aplicação de medidas protetivas às crianças, adolescentes e suas famílias, quando identificada situação de risco. 

Também cabe aos Conselhos a função de articulação da rede de serviços para atendimento a crianças e adolescentes. É um órgão autônomo dentro do município, embora administrativamente vinculado ao Poder Executivo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por