A Fundação Cultural de Uberaba "Professor Antônio Carlos Marques" (FCU) anuncia a formação do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), composto por 16 membros titulares e 16 suplentes, para o biênio 2024-2026.
A recomposição do Conphau atendeu à Lei 14.073/2023. Para tanto, foram convocados os segmentos previstos no art. 10 da referida lei, com a publicação no Porta-Voz do Município e nas redes sociais da FCU.
Presidente da FCU, Cássio Facure deu início à reunião e falou sobre os desafios do Conselho e a importância da preservação do Patrimônio Material e Imaterial.
A votação foi realizada apenas na categoria da sociedade civil, enquanto nas demais categorias os membros entraram em acordo para a formação do Conselho.
Os representantes do Poder Público Municipal indicados foram Aline de Almeida Lima/titular e Poliana Helena de Souza/suplente, Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra) - Maria Aparecida Basílio/titular - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e Fúlvia Maria Mendes/suplente - Secretaria de Planejamento (Seplan), Edson Pedro da Silva/titular - Secretaria de Fazenda (Sefaz) e Ana Carolina Pinheiro/suplente (Seplan), Jacqueline Roméria Teodoro/titular - Secretaria de Administração (SAD) e Renata Beatriz Lúcio/suplente – Chefia de Gabinete.
As representantes da Câmara Municipal de Uberaba indicadas são Evacira Gonçalves da Silva de Coraspe/titular e Renata Alves Thomazini/suplente.
Os representantes das Entidades Técnico-Científicas são: Marcondes Nunes de Freitas/titular e Carmem Silvia Maluf/suplente - Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Marcelo de Souza Silva/titular e Alessandra Beatriz Carneiro Gonçalves Alves/suplente - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Elaine Silva Furtado/titular – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e Laís Lima Brandespim Gomes/suplente - Geoparque.
Já os representantes da Sociedade Civil são Luciano Lopes Velludo/titular - Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg Regional Vale do Rio Grande), Fernando José Lucas/titular - Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL), Gilberto Andrade Rezende/titular - Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e Eli Foscarini/titular - Sindicato das Indústrias da Alimentação de Uberaba, e os suplentes: José Flávio Zago (Fiemg), Álvaro Henrique Fabris (CDL), Flamarion Batista Leite (Aciu) e Marcelo Carneiro Árabe (Sindicomércio).
Os representantes dos proprietários de imóveis inventariados e tombados foram Marcello Frossard Duarte/titular e Antônio Carlos Borges Batista/suplente, Ana Beatriz Cordeiro Borges Ribeiro/titular e Marisa Borges de Araújo/suplente, João Henrique Vieira da Silva de Paula Lopes/titular e Pedro Luciano Pena Rocha Oliveira/suplente e Silvania Hovsepian de Souza/titular e Kátia Beatriz Borges Barbosa/suplente.
“Os próximos passos incluem o andamento dos procedimentos de isenção de IPTU formulados por alguns proprietários de imóveis inventariados, bem como a revisão de todos os processos de inventariamento, trabalho que será realizado em parceria com o IEPHA. Seguiremos com as reuniões mensais com a equipe de BH, buscando atender às exigências estaduais e o atendimento à legislação. A expectativa é de que o trabalho desenvolvido em Uberaba seja piloto para aplicação em outras cidades mineiras”, afirmou Aline de Almeida Lima.