Início do cronograma sofreu alterações devido à ocorrência de chuvas, mas a previsão é que com a estiagem o serviço avance pelos próximos meses; prazo total é de um ano para a conclusão das obras
Recapeamento de ruas e avenidas no bairro Estados Unidos, em Uberaba (Foto/Divulgação PMU)
Em quase dois meses de empenho, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) realizou 4% do total do recapeamento asfáltico nas vias de Uberaba. O trabalho começou em março, na rua Conceição das Alagoas, bairro São Benedito, e vem avançando por outras vias da cidade, passando pelos bairros Volta Grande, Cássio Resende, Estados Unidos, Boa Vista e Alfredo Freire. Atualmente, o serviço está sendo executado no bairro Maracanã. Inicialmente, o cronograma sofreu alterações devido à ocorrência de chuvas, mas a previsão é que, com a estiagem, o serviço avance pelos próximos meses.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos e Obras, Anderson Passos, a meta é atingir 300 km de asfalto novo em Uberaba. A previsão é de 12 meses de trabalho, terminando com o início das chuvas, em fevereiro de 2024. Até o momento, foram recapeados 12 km de ruas, avenidas e rotatórias.
Desde sábado (13), as ações estão concentradas no Jardim Maracanã, começando pela Avenida Adail Gomes, onde foram recapeados cerca de 400 metros iniciais. Também estão programadas, ao longo da via, outras duas intervenções solicitadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS) à Sesurb, para melhorias do tráfego e manobras de veículos.
A primeira intervenção, no cruzamento com a Rua Saulo de Oliveira, inclui uma adequação de rotatória e também com a Rua Belmiro Matos. A programação desta terça-feira é iniciar os trabalhos na Rua Joaquim Curado e seguir a rota do transporte público. No total, serão mais de 7 km de vias naquele bairro, nesta primeira etapa do programa, com aplicação acima de 4.500 toneladas de massa asfáltica.
Passos reforça que o critério de escolha das vias que recebem esse asfalto novo, nesta primeira fase do programa, é o tráfego intenso, ser linha de transporte coletivo, ter asfalto antigo que recebeu vários tapa-buracos ao longo de sua vida útil.
Anunciado no final de 2022, o projeto prevê que sejam recapeados 300 km de ruas, avenidas e rotatórias, em 40 bairros na cidade, no valor aproximado de R$ 124 milhões.