Todos os planetas estarão alinhados no início da noite; para visualizar, é preciso olhar entre as direções oeste e nordete (Foto/Reprodução)
Neste mês de fevereiro, os fenômenos astronômicos serão mais discretos, mas não deixarão de ser interessantes e enfeitar o céu de Uberaba. Os principais destaques serão o planeta Vênus em seu brilho máximo e o alinhamento de todos os planetas no céu.
Em 16 de fevereiro, logo após o pôr do Sol, o planeta Vênus – segundo astro mais brilhante no céu noturno, perdendo somente para a Lua – estará ainda mais brilhante do que de costume. Para observar, olhe na direção Oeste, próximo à constelação de Peixes. O planeta será visível no céu deste dia até por volta das 20h – o que dá ao espectador de Uberaba pouco tempo para a observação, visto que o Sol se põe no município por volta das 19h neste dia.
E no último dia do mês, haverá nada menos um alinhamento com todos os planetas do sistema solar, tato os visíveis a olho nu, quanto os visíveis apenas com a utilização de instrumento óptico. Para conseguir ver todos os planetas, ao mesmo tempo, deve-se olhar entre as direções Oeste e Norte, assim que o Sol se por. O planeta Saturno estará mais abaixo no horizonte e se esconderá poucos minutos após anoitecer. Acima dele, e seguindo na direção Norte, estará Mercúrio, Netuno (invisível a olho nu), Vênus, Urano (invisível a olho nu), Júpiter e, por fim, Marte.
Para observar ambos os eventos. É recomendado procurar um local com pouca poluição luminosa e com horizonte limpo. Também é indicado utilizar algum instrumento óptico, como telescópio ou binóculo, para poder apreciar melhor os eventos.