Cemei Maria Eduarda Farnezi Caetano, no Residencial Cândida Borges, foi alvo de furto de fiação e teve a concertina danificada (Foto/Reprodução)
Em menos de uma semana, por duas vezes foi furtada a fiação elétrica do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Maria Eduarda Farnezi Caetano, no Residencial Cândida Borges. E, não bastasse o furto contra o patrimônio público, a concertina, que é colocada sobre o muro do Cemei, foi danificada.
O secretário municipal de Educação, Celso Neto, durante entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, informou que solicitou apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) para garantir a segurança no local. Mas ele admitiu que há dificuldades quanto à vigilância desses locais.
“A Guarda tem colaborado bastante, mas são 77 unidades escolares. Nós enviamos um compilado de Boletins de Ocorrência (BO) para a Polícia Militar (PM) e mais um relatório com todos os gastos que tivemos para reparar esses danos. O objetivo é que seja desenvolvido um trabalho de inteligência com a Guarda Municipal. Se possível, também com a Polícia Civil (PC), para inibir esses furtos”, ressaltou Celso Neto.
Conforme o secretário, alguns processos administrativos estão em andamento na Prefeitura, pois alguns furtos ocorreram mesmo com a presença de vigilantes nos locais. “Houve o roubo no (Cemei) Maria Eduarda e, dois dias depois, furtaram fiação em outra unidade próxima. Ao que parece, quem pratica esse tipo de ato tem regionalizado essa ação”, ressaltou.
Celso Neto disse que são utilizadas imagens de câmeras de vídeo para identificação dos autores dos furtos. “Mas é necessário um trabalho de polícia, pois trata-se de ação criminosa. Em Uberaba, nós temos melhorado nossos índices de segurança, somos a quinta cidade mais segura do Estado. Porém, ainda precisamos evoluir para termos uma presença maior de policiais próximos às unidades escolares do município”, comentou Celso Neto.