ÁGUA

Em seca extrema, Codau inicia fiscalização de irrigações irregulares

Rafaella Massa
Publicado em 04/08/2024 às 17:19Atualizado em 05/08/2024 às 10:41
Compartilhar

Com o aumento no consumo de água, a Codau já se prepara para ligar a terceira bomba de transposição. À Rádio JM, o presidente Rui Ramos informou que, de forma geral, a vazão está entre 1.200 e 1.300 litros por segundo. No entanto, o titular da autarquia pondera que esse número apresenta oscilações devido ao uso da água para irrigações. A ação, que conta com o envolvimento da Polícia Ambiental em Minas Gerais e o Ministério Público Estadual, começa nesta segunda-feira (5).

No programa Pingo do J, Ramos informou que existem muitos irrigantes a montante da captação, de forma que, quando esses sistemas são desligados, a vazão melhora. No entanto, ocasionalmente ocorre um déficit acentuado, com dificuldade na recomposição, situação relatada por Rui Ramos no início da transposição, no mês passado.

Segundo o presidente, no segundo caso, não estão descartadas as captações para irrigação acima do autorizado. “Às vezes, o pessoal desliga ou, então, capta mais do que está autorizado. Inclusive, devo até fazer um alerta: nós somos obrigados a fiscalizar essas irrigações”, informa. 

Essas fiscalizações devem ter início já no começo da semana que vem. Equipes estão em campo para conferir a regularidade desses sistemas de irrigação e “ver se não tem ninguém captando mais do que está autorizado”, conforme explica o presidente da Companhia. 

“A prioridade é abastecer água para o consumo da população. A situação é preocupante, pois temos previsão de chuva apenas para a segunda quinzena de setembro. Vamos continuar rezando e pedindo à população que, por favor, economize o máximo possível”, finaliza. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por