O projeto “Ebserh em Ação” reúne 44 hospitais federais distribuídos em todo o país. Trata-se de esforço nacional para ampliar os atendimentos por meio de cirurgias, exames e procedimentos. A ação será realizada até 14 de dezembro com o “Dia E”, momento em que todas as unidades farão balanço da campanha.
No Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC/UFTM), as ações se intensificam no feriado de quarta-feira, 20 de novembro, com um mutirão de cirurgias que vai atender pacientes de várias especialidades.
No HC/UFTM serão realizadas cirurgias em 12 pacientes de proctologia, 21 de urologia, 8 pacientes de ortopedia e 20 pacientes de endoscopia e colonoscopia. Além disso, também está sendo ampliado o número de cirurgias diariamente, de segunda a sexta-feira, e estão sendo realizados seis exames de colonoscopia diagnóstica por semana.
Para o Dia E, em 14 de dezembro, está prevista a realização de 30 exames de ultrassom de mamas, 20 colonoscopias diagnósticas, 10 procedimentos de biópsia urológica e 10 procedimentos de biópsia proctológica.
O HC/UFTM faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, estas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de Saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
A meta da Ebserh é que as unidades participantes aumentem em, no mínimo, 20% a realização de procedimentos, projetando-se mais de 3 mil cirurgias e 18 mil exames e procedimentos ao final da inciativa. O esforço conjunto também faz parte do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.