ATENDIMENTO EFICAZ

Em três meses SEU implementa inovações no atendimento das UPAS

Publicado em 01/03/2024 às 11:39
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Uma inovação nesta gestão das UPAS é a presença de um acompanhante por paciente atendido com o foco de trazer segurança ao paciente e acolhimento ao paciente (Foto/Divulgação)

Com fluxos de cerca de 300 pacientes por dia em cada Unidade de Pronto Atendimento (UPAs Mirante e São Benedito), a Sociedade Educacional Uberabense (SEU) implementa inovações para tornar os atendimentos cada vez mais eficazes. Já foram aplicadas mudanças nas áreas de: acolhimento; treinamentos de equipe, atendimentos e protocolos. 

Acolhimento: até o momento, a principal inovação está para mais do que a legislação por si só exige. Para além do exigido, foi implementado a permissão de um acompanhante por paciente - isso é uma novidade em prol da humanização e da transparência na segurança dos pacientes. Uma  inovação nesta gestão das UPAS é a presença de um acompanhante por paciente atendido com o foco de trazer segurança ao paciente e acolhimento ao paciente.  Frederico Guglielmi, diretor administrativo das unidades hospitalares da SEU, frisa que essa medida além de garantir a melhoria da assistência praticada - já que os acompanhantes podem virificar passo a passo de todo o ciclo de atendimento - também é uma ação importassima de acolhimento, pois reduz a angústia dos doentes e de seus entes no dia dia.

Treinamento de equipes: em 60 dias de gestão, já foram realizados encontros técnicos com discussão de casos clínicos; aprimoramento de processos assistenciais e orientação de fluxos. Raelson Batista, diretor técnico dos serviços hospitalares da Sociedade Educacional Uberabense destaca que a qualificação continuada dos profissionais que atuam nas UPAs está no DNA da própria Uniube, enquanto instituição de ensino. 

Atendimento: a inversão do fluxo de recepção do paciente dentro da UPA é outra inovação implantada. 100% dos pacientes que chegam nas unidades têm seus problemas incialmente avaliados pela classificação de risco e, logo após a avaliação, são direcionados para confecção e ficha que possibilitará o atendimento médico. Frederico reforça que esta medida deve ser entendida pelas pessoas como uma forma de respeito às suas queixas clínicas (são primeiro avaliadas antes mesmo da abertura de fichas), com foco também na segurança, já que os pacientes que tenham uma maior prioridade clínica são identificados de forma mais rápida e direcionados ao atendimento médico correspondente. 

Protocolos: sustentado em casa evidências científicas e nas diretrizes das sociedades de especialidades, os protocolos clínicos praticados são multiprofissionais. Sendo essa mais uma inovação para a assistência. Raelson reafirma que a adoção desses protocolos alinhados com a realidade vivida nas UPAs trás maior precisão e resultado em favor de cada paciente atendido.

A qualidade e a responsabilidade da SEU com a população atendida nas UPAs é tão grande que, como bem destacam Frederico e Raelson, em recente visita do Ministério da Saúde às UPAs, as profissionais vistoriadoras, identificaram e elogiaram as práticas modernas de gestão que, dentre outras coisas, se baseiam, por exemplo, no modelo “lean” da saúde! Isso é motivo de orgulho e a certeza de que estamos no caminho certo da implantação constante e continua de práticas inovadoras, modernas e adequadas para as necessidades da polução de Uberaba e sua microrregião.

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