Vacinação ( )
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 30% das pessoas acima de 18 anos não voltaram a procurar a aplicação do imunizante após a segunda dose contra a Covid-19.
Ainda de acordo com o vacinômetro de Uberaba, menos de 50% do público de 4ª dose procurou os postos de saúde para realizar a imunização.
Referente à 5ª dose, ou 3ª dose de reforço, os dados do vacinômetro apontam uma procura ainda muito baixa: apenas 0,07% do público-alvo - imunossuprimidos com 18 anos ou mais.. A Prefeitura de Uberaba liberou a 5ª dose da imunização ainda em setembro do ano passado, apenas para o público-alvo atual.
A Referência na Central de Vacinas, Priscilla Amaral, reforça a importância de completar o esquema vacinal. “É muito importante a população ter a consciência que é necessária a imunização de reforço. Que são necessárias as terceiras, quartas e quintas doses para os imunossuprimidos. Porque elas completam o esquema vacinal e trazem a imunidade que a gente precisa para estar adquirindo no nosso organismo diante a possível contaminação com esse vírus”, afirma.
São classificados como imunossuprimidos, pelo Ministério da Saúde, as pessoas nas seguintes situações: com imunodeficiência primária grave; em quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; que vivem com HIV/Aids; em uso de corticoides – doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; em uso de drogas modificadoras da resposta imune; autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em hemodiálise; e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.