A taxa para emissão da segunda via da carteira de identidade foi reajustada (Foto/Polícia Civil/Divulgação)
O novo valor da Unidade Fiscal de Minas Gerais (Ufemg) já reflete no bolso do cidadão. A taxa de emissão da segunda via da carteira de identidade, por exemplo, passou por reajuste. Segundo o gerente administrativo da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Uberaba, Marcell Felipe Brito, o preço passou de R$ 95,41 para R$ 100,74.
"Assim que virou o ano, esse preço foi aplicado em todo o estado. Tanto no site, na hora de fazer o agendamento, quanto presencialmente na unidade, o novo valor já está sendo informado. O boleto já sai com o novo valor".
Permanece sem custos para obter a primeira via do RG. Nos casos em que a pessoa foi vítima de furto ou roubo, não é cobrado nenhum valor para emissão do documento. No entanto, é necessário que seja apresentado boletim de ocorrência com prazo máximo de 60 dias após o fato..
“O cidadão hipossuficiente também tem direito à isenção da taxa de segurança pública, desde que apresente a folha resumo emitida pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou o comprovante de inscrição no CadÚnico, obtido pela internet, sendo em ambos os casos observada a faixa de renda autorizativa, e ainda pode ser apresentado comprovante de qualquer benefício social em nome do requerente”, informou a Polícia Civil.
De acordo com Marcell, nos primeiros dias do ano, a UAI contou com pouco movimento. Porém, o gerente afirma que a procura pelos serviços da unidade deve aumentar nos próximos dias. A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Uberaba funciona na Rua Tristão de Castro, 575, no Centro.