No início desta segunda-feira (22), o site da Prefeitura de Uberaba não estava abrindo pelo Chrome (Foto/Reprodução)
No primeiro dia de emissões das Guias do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) 2024, o site da Prefeitura de Uberaba registrou queda no sistema. Relatos apontam que o link para download de guias funciona apenas em um navegador, além de não encontrar a guia pela pesquisa de endereço. A reportagem do Jornal da Manhã também tentou realizar o procedimento, sem sucesso nesta manhã (22). Em nota, a Prefeitura confirmou a instabilidade e informou que não houve problema com o sistema de emissão das guias do IPTU, mas sim sua integração com outros serviços, tendo sido resolvido em poucas horas, retornando o serviço à normalidade. Ainda ao JM, a PMU informou que na primeira hora de funcionamento, foram emitidas duas mil guias.
Conforme dados da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), o total de guias emitidas foi para 11.623 imóveis, sendo 24.585 a quantidade de parcelas emitidas.
Durante o programa Pingo do J, da Rádio JM, ouvintes relataram dificuldade no acesso ao imposto, que poderá ser emitido para pagamento antecipado até 1º de abril com desconto. “Está abrindo para somente com número identificação do imóvel, pelo endereço não”, comentou usuário Souza Lima.
Também, o ouvinte Roberto Duarte aponta que só consegui emitir a guia do IPTU nesta segunda-feira (22), quando usou o navegador Mozila Firefox. “No Edge e Chrome não abriu”, aponta. A reportagem do Jornal da Manhã ainda constatou que o navegador Edge chega a abrir o Portal do Cidadão, no entanto, não carrega as informações para pesquisa do imóvel.
Pelo Microsoft Edge, o site para emissão das guias do IPTU também não abria nesta segunda-feira (22) pela manhã (Foto/Reprodução)
“Uberaba tem a Codiub e é a gestora dos sistemas da Prefeitura. Ou não? Esse pessoal tem 11 meses para se preparar para essa fase de emissão de documentos de IPTU. E chega na hora a coisa não funciona! Há uma incompetência generalizada nos serviços prestados pela Prefeitura! Ou estou equivocado?”, reclama o ouvinte Jean Carlo de Oliveira.
É válido citar que, em 2023, o sistema apresentou o mesmo tipo de falha tanto no mês de janeiro, quanto em fevereiro. Além da instabilidade no sistema de emissão de guias, foi constatada divergência nos valores a serem pagos, dependendo do modelo de pesquisa. Queixas apontavam que, em diferentes acessos, eram apresentados valores diferentes do mesmo tributo. Segundo Secretaria da Fazenda (Sefaz), o erro aconteceu por causa da migração do sistema da Prefeitura.
A reportagem do Jornal da Manhã entrou em contato com a Prefeitura de Uberaba em busca de um posicionamento sobre a situação. Em nota, o Município confirma a instabilidade, pontuando que não houve problema com o sistema do IPTU, mas sim com a integração de outros sistemas. Ainda de acordo com a Prefeitura, o problema foi solucionado em poucas horas, retornando o serviço à normalidade. Por fim, a administração municipal pondera que, por se tratar do primeiro dia, o acesso simultâneo de vários contribuintes gerou sobrecarga ao sistema, mas que a situação permanecerá sendo monitorada durante todo o dia. Mais de duas mil guias foram geradas na primeira hora de funcionamento do serviço.
Confira a nota na íntegra: