(Foto: Divulgação PMU)
A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, empossou nesta terça-feira (14) os integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) para o biênio de 2023 a 2025, em cerimônia na Casa dos Conselhos.
Os membros recém-empossados elegeram o chefe da Seção de Apoio à Geração de Trabalho e Renda da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds), Ivo Diogo Moratelli, para a Presidência do órgão. A representante do serviço de acolhimento institucional em abrigo Claudia Cristina da Silva ocupará a vice-presidência do CMAS.
Durante a solenidade, a chefe do Executivo desejou boa sorte aos novos conselheiros e destacou avanços da gestão na Assistência Social, como a abertura do Restaurante Popular, a Lei da Dignidade Menstrual, a implementação do Serviço de Acolhimento Familiar e o cofinanciamento de vagas em casa de acolhimento institucional para abrigar vítimas de violência doméstica.
Elisa também citou obras na área, como as reformas da Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) e do imóvel que abrigará o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Parque dos Girassóis IV. "Nós sabemos que os desafios são muitos. E nós estamos avançando, com a casa organizada e o planejamento feito”, disse.
Vinculado administrativamente à Seds, o CMAS tem poder normativo, consultivo, deliberativo e fiscalizador da Política de Assistência Social do Município de Uberaba. O órgão colegiado é composto por 20 representantes do governo municipal e da sociedade civil, além dos suplentes.
Até então, o representante das entidades de atendimento ao idoso Thiago Fernando Borges estava à frente do órgão. A vice-presidência era ocupada pela chefe do Departamento de Vigilância Socioassistencial da Seds, Vânia Helena Guarato.