CIDADE

Empresa admite que brinquedos expõem crianças a risco

Pelo menos 12 brinquedos Star Wars Clone Trooper Blaster, da marca Hasbro foram vendidos em Uberaba com irregularidades nas informações das embalagens

Publicado em 27/01/2010 às 00:20Atualizado em 20/12/2022 às 08:27
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Pelo menos 12 brinquedos Star Wars Clone Trooper Blaster, da marca Hasbro foram vendidos em Uberaba com irregularidades nas informações das embalagens. A falta de advertência nos produtos alertando os consumidores sobre o modo correto de utilização, fez com que a fabricante soltasse comunicado com as informações retardatárias, além dos possíveis riscos, como ferir olhos e rosto, caso os produtos não sejam utilizados da maneira correta.   A reportagem entrou em contato com quatro estabelecimentos que vendem importados na cidade e, dois deles, localizados nos bairros Santa Maria e São Benedito, confirmaram a disponibilização do brinquedo. “Na verdade ainda não vendemos, mas ele já está na lista de compra porque tem muita gente procurando”, garantiu vendedora de uma das lojas.   Além do Star Wars Clone Trooper, o outro produto da marca que apresenta irregularidades é o Spider Man Dart Blaster, uma réplica da luva do personagem Homem-Aranha, que libera uma imitação de teia de aranha. Segundo o comunicado da empresa, entre as recomendações que deveriam constar na embalagem, estão as que indicam que não se deve apontar o produto para os olhos e rosto e não utilizar projéteis diferentes dos fornecidos.   Ao ligar no Serviço de Atendimento ao Consumidor da fabricante, através do número 0800 773 7977, é possível ouvir trecho informando que “esses brinquedos, se usados de acordo com as advertências recomendadas, não são nocivos aos consumidores”. De acordo com o alerta da Hasbro, não  haverá recall dos produtos, já que ambos foram aprovados por órgão competente.   De acordo com a chefe do setor de atendimento do Procon, Elizabeth Beatriz de Freitas, o comunicado não exime a empresa de ser responsabilizada, caso algum incidente seja registrado. “Outra questão importante a ser considerada é que a notificação de erro têm que ser veiculada na mesma proporção das peças de divulgação de venda”, explica.  

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