Empresário teme que haja desabastecimento no Brasil, e cobra ajustes na economia para que o cenário melhore. (Foto/Reprodução)
Matusalem Alves, fundador e proprietário da rede de supermercados Zebu Carnes, não teme que haja desabastecimento no Brasil e cobra ajustes na economia para que o cenário melhore. Ele falou sobre o tema após ser questionado se a crescente inflação, que tem se repetido mensalmente no país, especialmente no setor de alimentos, gera preocupação aos empresários.
“O Brasil é o maior exportador de alimentos do mundo e nosso setor produtivo é muito forte. O que precisamos são ajustes econômicos para manter essa força”, afirma.
Matusalem estima que ações que estimulam a concorrência são opções para tentar forçar os preços para baixo. Uma dessas ações seria a venda de medicamentos nos supermercados.
“Esse é um movimento nacional. Já existem grandes redes de farmácias trabalhando com produtos alimentícios através de liminar. E isso seria normalmente possível dentro dos supermercados, trabalhando com produtos originalmente vendidos em drogarias e farmácias. Isso faria com que a concorrência aumentasse e os preços pudessem cair. Sem dúvida nenhuma, essa é uma ideia legítima”, reforça.
O empresário uberabense vê a falta de mão de obra como um problema que afeta os setores, incluindo o supermercadista, e dificulta a diminuição dos preços. Ele propõe que aqueles que recebem o Bolsa Família possam ser integrados ao mercado formal de trabalho sem perder os benefícios.
“Eu acredito que, se essas pessoas tivessem mais acesso ao mercado de trabalho, poderíamos aumentar a oferta de mão de obra, melhorar o comércio e o mercado. Isso também ajudaria a fortalecer o INSS, que hoje enfrenta um déficit pela falta de contribuições”.
No entanto, ele também alerta para o fato de que essas mudanças precisam de regulamentação por parte do Governo Federal. “Tudo isso precisa de legislação. Os supermercados de Uberaba dependem de uma regulamentação nacional para que isso se torne viável”, ressalta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.