A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) informou que manteve o valor do Restaurante Universitário (RU) em R$6,50, apesar de reajuste contratual. Conforme a direção da UFTM, o RU é um serviço contratado por meio de licitação. O preço da refeição é definido no processo licitatório, cujo reajuste anual ocorre conforme previsto em contrato.
Para alunos do Ensino Técnico e da graduação, o valor é reduzido devido a um subsídio proveniente do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e da Administração Geral.
A UFTM destacou que, em 2025, após ajustes orçamentários e procedimentos administrativos e jurídicos, foi possível cobrir o aumento e manter o valor subsidiado em R$6,50.
“É importante considerar que as restrições orçamentárias da UFTM se intensificaram devido aos cortes realizados pelo Congresso Nacional na Lei Orçamentária Anual (LOA). Diante desse cenário, a gestão da Universidade tem adotado medidas para evitar impactos aos estudantes, promovendo remanejamentos e ajustes”, alegou a instituição.
Nas audiências públicas, a Pró-Reitoria de Administração apresentou as planilhas de controle de verbas referentes a 2023 e 2024, além dos resultados da execução orçamentária de 2024 e da previsão para 2025. Também foi discutida a limitação orçamentária que restringe o aumento do subsídio no valor da refeição do RU.
A direção da UFTM reforçou que as audiências são uma oportunidade para acompanhar a gestão orçamentária e entender melhor o funcionamento da universidade. A participação de todos é muito importante.
A UFTM destaca que a manutenção do valor da refeição do RU reafirma o compromisso da gestão com a inclusão e a permanência dos estudantes, garantindo melhores condições para toda a comunidade acadêmica, desde os cursos técnicos até a pós-graduação.