Acontece hoje o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em todo o país
Acontece hoje o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em todo o país. Cerca de 650 mil alunos de instituições de ensino superior farão a prova. Segundo o Ministério da Educação, do total, 261.745 são ingressantes, 161.151 são concluintes e 227.170 são estudantes que deveriam ter feito o Enade em anos anteriores e por isso buscam regularizar a situação.
De acordo com o Ministério, o estudante não é obrigado a pontuar, mas a participação do Enade é obrigatória para todos os convocados. Os estudantes que não receberam o cartão de informação sobre os locais das provas devem acessar o site do Inep (www.inep.gov.br), e anotar seus dados. A prova acontece em 1.300 cidades e começa às 13h.
Marcos Gennari, diretor do sindicato dos professores (Sinpro), explica que além de avaliar o desempenho dos estudantes, o MEC pesquisa também nesse exame a avaliação das entidades. “É uma política que o MEC desenvolve no sentido de avaliar o sistema de ensino superior”, explica. De acordo com Marcos é preciso que haja uma melhoria na qualidade das condições de trabalho do professor. “Nossa pauta vem pregando o tempo todo a melhoria da qualidade da educação a partir da melhoria das condições de salário e de trabalho do professor. É preciso que aconteçam melhorias para o professor trabalhar satisfeito”, conclui.