O evento que acontece às 20h na Igreja da praça Dom Eduardo, 168, abre as celebrações do Jubileu das Artes arquidiocesano (Foto/Reprodução)
A Paróquia do Santíssimo Sacramento (Adoração Perpétua), no bairro Mercês em Uberaba, inaugura na próxima sexta-feira (29) um órgão de tubos da fabricante Rigatto & Filhos em recital que marca o início do Jubileu das Artes da arquidiocese local. O instrumento será apresentado pelo organista José Luís de Aquino, professor da ECA-USP com trajetória internacional.
O evento que acontece às 20h na Igreja da praça Dom Eduardo, 168, abre as celebrações do Jubileu das Artes arquidiocesano - iniciativa alinhada com o Ano Santo de 2025 proclamado pela Santa Sé. O programa cultural visa integrar manifestações artísticas com a liturgia católica.
Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano, destacou a dimensão do projeto: "Este jubileu das artes manifesta nosso compromisso com a herança cultural da Igreja e seu diálogo permanente com a contemporaneidade. A arte sacra não é relíquia do passado, mas linguagem viva de evangelização".
Monsenhor Paulo Porta, pároco local, complementou: "O órgão de tubos representa mais que um instrumento - é veículo de transcendência que une tradição e modernidade em sua capacidade de elevar o espírito através da beleza".
O consagrado organista José Luís de Aquino, cuja trajetória internacional inclui apresentações em importantes catedrais europeias como a Notre-Dame de Paris e Chartres, e até mesmo no Vaticano, apresentará o instrumento da Adoração Perpétua ao público. Ele possui doutorado em artes pela USP e foi premiado pela APCA como "revelação" em 1986. Seu recital incluirá obras do repertório sacra tradicional e contemporâneo.
O órgão Rigatto integra projeto de preservação do patrimônio musical sacro da arquidiocese, que inclui também a restauração de outros instrumentos históricos em seu território. A programação do Jubileu das Artes segue até dezembro com concertos, exposições e debates sobre arte e fé.