(Foto: Lauren Bishop - CDC)
Altas temperaturas e chuvas marcam a previsão do tempo no mês de dezembro, período que pede atenção à população para que redobre os cuidados e evite possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Endemias e Zoonoses, orienta sobre cuidados básicos para a prevenção dessas doenças no combate ao mosquito.
De acordo com o último Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Uberaba, a maior incidência de focos de dengue é dentro das residências, em vasos de plantas, pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, fontes ornamentais, objetos religiosos, depósitos fixos como calha, laje, ralos, sanitários em desuso, tanque de depósitos de obras, pneus, sacolas plásticas, garrafas vazias, casca de ovo, caixa de leite, ferro-velho, recicladoras e entulhos.
“Temos mais de 200 agentes de endemias nas ruas de segunda a sábado realizando o trabalho de campo na eliminação de materiais inservíveis e orientações. Mas precisamos também contar com o auxílio da população no combate ao Aedes aegypti tendo em vista que os principais focos estão dentro dos imóveis”, destacou o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção.
Pra combater a dengue, evite água parada, mantenha as caixas d’água bem tampadas, não deixe água acumulada sobre a laje, encha pratinhos de vasos com areia, faça sempre a manutenção de piscinas, feche bem os sacos de lixo e mantenha os bebedouros de animais limpos, mantenha garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo, tampar ralos, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.
Confira abaixo o cronograma de combate às arboviroses nesta sexta-feira (8)
Amoroso Costa, Josa Bernardino, Jardim Indianópolis, Tita Rezende, Antônia Cândida, Gameleira II, Costa Teles I, Orlando Costa Teles, Oneida Mendes II, Uberaba I, Elza Amui, Nossa Senhora de Lourdes, Residencial 2000, José Barbosa, Maringá, Jardim Uberaba, Novo Horizonte e Olinda.
Jardim Copacabana, Parque das Laranjeiras, Beija-Flor II, Ilha de Marajó II, Jardim Marajó I, Jardim Espanha, Alfredo Freire II e III, Bom Retiro, São Benedito, Abadia, Nossa Senhora da Aparecida, Santa Marta, Maria Helena, São Sebastião, Morada das Fontes e Mercês.
Centro, Santa Maria, Calixto Cecílio, Residencial Estados Unidos II, Cássio Rezende, Guanabara, Frei Eugênio, Jardim Eldorado, Vila Craide, Vila Bela Vista, Morada do Sol, Vila João Pinheiro, Vila Presidente Vargas, Vila Leandro, Jardim Nenê Gomes, São José e Jardim Espírito Santo.
Jardim São Bento, Maria Alice, Cyrela Landscape ll, Damha I, Damha II, Jardim Uberaba, Jardim Maracanã, São Geraldo, Leblon, Parque das Gameleiras, Valim de Melo I, Valim de Melo II e Chica Ferreira.