Nota do maior exame do Brasil pode ser utilizada por candidatos para ingressar em graduações de diferentes áreas do conhecimento na Uniube
Enem se tornou um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil ao longo dos anos (Foto/Divulgação/Shutterstock/Marketing Uniube)
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram hoje (16) o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Para conferir a pontuação obtida na redação e também nas quatro áreas do conhecimento avaliadas no exame, os candidatos devem acessar a página do participante no site do Inep — órgão vinculado ao MEC e responsável por conduzir a aplicação da prova.
De acordo com o Inep, a edição do Enem realizada em 2025 registrou mais de 4,8 milhões de inscritos e 72% de presença nos dois dias do exame. Esse número sinaliza a relevância da prova, que se consolida como um importante meio de acesso ao ensino superior a cada ano.
“O Enem é um processo seletivo consolidado e amplamente aceito em praticamente todas as Instituições de Ensino Superior no Brasil”, diz o diretor acadêmico da Uniube, Cristiano Arruda, ressaltando a importância do exame.
O surgimento do Enem
Segundo o Inep, o Enem foi instituído em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes após a conclusão da educação básica. No entanto, o exame passou por mudanças na metodologia ao longo dos anos.
O modelo atual, que compreende 180 questões e uma redação, começou a ser aplicado em 2009, fazendo com que a prova deixasse de avaliar o desempenho dos estudantes da educação básica para se tornar a porta de entrada em uma Universidade, como a Uniube.
Arruda salienta que é possível utilizar tanto a pontuação do exame atual quanto a de edições anteriores para ingressar na graduação. “Todo aluno em fase pré-universitária deve realizar a avaliação e ter a sua nota para estar pronto para as oportunidades de ingresso que surgem ao longo do tempo.”
Como utilizar a nota do Enem na Uniube
Com 78 anos de tradição, a Uniube oferece diversas formas de ingresso em cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento, sendo o Enem um desses meios de acesso ao ensino superior na Universidade.
Nesse contexto, até o próximo dia 22 de janeiro, a Uniube está com inscrições abertas para o Bolsa 100 Enem, que se destina ao ingresso no primeiro semestre deste ano em cursos de graduação presenciais e semipresenciais. Os interessados podem se inscrever pelo site e a classificação será feita com base na nota do Enem dos anos de 2015 a 2025.
“É um processo seguro e rápido de garantir a sua vaga em uma das melhores universidades do país”, finaliza Cristiano Arruda.