NECESSÁRIO

Entenda o atendimento a vítimas de violência sexual em Uberaba

Publicado em 18/05/2025 às 15:30
Compartilhar
Somente em 2024, o hospital realizou mais de 200 atendimentos, segundo dados do Setor de Gestão da Qualidade do HC-UFTM (Foto/Divulgação)

Somente em 2024, o hospital realizou mais de 200 atendimentos, segundo dados do Setor de Gestão da Qualidade do HC-UFTM (Foto/Divulgação)

O Hospital de Clínicas da UFTM, em Uberaba, é referência no atendimento humanizado a pessoas vítimas de violência sexual, com suporte especializado e sigiloso, alinhado aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema ganha destaque com a proximidade do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio.  

Somente em 2024, o hospital realizou mais de 200 atendimentos, segundo dados do Setor de Gestão da Qualidade do HC-UFTM. Do total, 75,6% das vítimas eram mulheres, e 48,8% meninas de até 13 anos.  

Referência tipo II no SUS, o hospital oferece atendimento prioritário, idealmente em até 72 horas após a agressão, mas que pode ocorrer em até 10 dias, prazo relacionado à possibilidade de coleta de vestígios biológicos. “A coleta deve ocorrer preferencialmente nas primeiras 72 horas, quando há maior chance de obter material suficiente para exames”, explica Ivone Aparecida Vieira da Silva, chefe do Setor de Cuidados Especializados do HC-UFTM.  

Além da escuta qualificada, o atendimento clínico inclui profilaxia para IST/AIDS, testes rápidos, anticoncepção de emergência e interrupção legal da gestação, quando cabível. Vale destacar que o acesso à saúde não depende de boletim de ocorrência.  

O acolhimento é feito nas Unidades de Urgência e Emergência (UUE), conforme a faixa etária e o gênero da vítima:  

UUE Infantil: até 13 anos, 11 meses e 29 dias, ambos os gêneros;  

UUE Adulto: a partir dos 14 anos, gênero masculino;  

Unidade de Saúde da Mulher: a partir dos 14 anos, gênero feminino.  

A equipe multiprofissional é composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem, psicólogo, assistente social e farmacêutico, tanto nas emergências quanto nos ambulatórios.  

Após o primeiro atendimento, a vítima é encaminhada para acompanhamento nos seguintes serviços:  

Ambulatório Atendimento Integrado à Vida – Infância (AII): ambos os gêneros até 18 anos;  

Ambulatório de Doenças Infecto-Parasitárias (INP): gênero masculino;  

Serviço Integrado de Atendimento à Mulher (SSM): gênero feminino.  

A assistência psicológica é realizada em parceria com o CEPPA (UFTM) e o NEVAS (Secretaria Municipal de Saúde). Segundo Ivone, Uberaba possui um fluxo estruturado para garantir o atendimento integral às vítimas, conforme determina a legislação. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por