PROBLEMA

Entregadores do iFood ficam sem receber em Uberaba; empresa nega ataque hacker

Denúncia feita ao JM mostra imagem que circula nas redes sociais de que um ataque hacker teria motivado o não pagamento de entregadores da plataforma, porém o iFood nega o comprometimento de dados

Rafaella Massa
Publicado em 29/02/2024 às 11:32Atualizado em 29/02/2024 às 14:21
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Conforme denunciante, a previsão do pagamento era prevista para esta quarta-feira (28). No entanto, as contas continuavam vazias até esta manhã (Foto/Reprodução)

Entregadores do aplicativo de delivery iFood denunciam atraso no pagamento. Segundo relato feito ao Jornal da Manhã, apenas uma pessoa teria recebido em Uberaba pelas entregas realizadas na noite desta quarta-feira (28). Há, ainda, a circulação de conteúdo noticioso falso sobre ataque hacker à gigante de alimentação, que seria a explicação pelo atraso. À reportagem, o iFood nega ataque hacker à empresa, mas confirma o atraso no pagamento aos entregadores. 

Conforme denunciante, a previsão do pagamento era prevista para esta quarta-feira (28). No entanto, as contas continuavam vazias até esta manhã. “Que eu saiba, apenas um de Uberaba recebeu até agora”, afirma entregador.  

Ainda, a informação de que um possível ataque hacker às contas da empresa circulam nas redes sociais. A notícia alega que R$174 milhões teriam sido desviados do destino final: a conta dos entregadores.  

A “fake news” alega que "o sistema administrativo da mesma (iFood) foi invadido por um hacker que alterou os dados de pagamento dos entregadores da plataforma". Afirma ainda que o pagamento foi encaminhado para a conta de laranjas e logo após aplicado na compra de Bitcoins. 

Acionada pelo JM, a empresa nega. Segundo a instituição, não houve ataque hacker, mas sim o problema no processamento dos pagamentos via instituição bancária. Na tarde desta quinta-feira (29), o problema foi solucionado. "Informamos que os problemas técnicos que afetaram as transferências dos repasses foram solucionados. Após esforços conjuntos com nossa instituição bancária, conseguimos normalizar as operações de pagamento e todos os repasses já foram realizados", informa nota.

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