(Foto/Divulgação)
A Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) promoveu, nesta quinta-feira (3), o "Dia do Envelhecimento Ativo" para usuários da unidade, com diversas atividades físicas, culturais, orientativas e de integração. Com foco na socialização, a programação se estendeu ao longo de todo o dia, com ações simultâneas em diferentes espaços da unidade, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Pela manhã, os idosos participaram de lanche coletivo, seguido de alongamento, palestra com o Procon sobre cuidados com empréstimos consignados e golpes, além de oficinas de artesanato, música e memória. A programação do período da tarde contou com mais atividades físicas e oficinas, palestra com fisioterapeuta sobre longevidade, bingo e, ao final, baile de confraternização.
Maria Lúcia do Carmo, de 76 anos, frequenta a UAI há mais de 15 anos. Ela faz aulas de hidroginástica e de musculação. Durante oficina de artesanato nesta quinta, ela aprendeu a confeccionar sousplat (peça decorativa usada embaixo do prato) utilizando a técnica de decoupage, que consiste na colagem de imagens sobre superfícies, como tecido. "Sempre falo para minhas amigas virem para cá, porque aqui a gente faz amizades, tem com quem conversar, damos risadas”, contou.
Aluna de pilates, Dilza de Andrade, de 73 anos, afirma que estar na UAI faz bem tanto para o corpo quanto para a mente. Ela aproveita para convidar as pessoas da terceira idade a conhecer a unidade. "Que venham para cá fazer parte dessa união, que é muito boa, maravilhosa. Além de aprender, a gente se integra, né?”, comentou.
A gerente da UAI, Sáthia Silva, destacou que toda a equipe da unidade se empenhou no evento, que também teve como objetivo divulgar aos idosos a diversidade de atividades oferecidas no espaço. “Nosso compromisso é oferecer um ambiente onde os idosos possam fortalecer vínculos, se divertir e cuidar da saúde física e mental”, ressaltou.
A Unidade de Atenção ao Idoso, localizada na Avenida Leopoldino de Oliveira, no Parque do Mirante, oferece diversas atividades, como hidroginástica, pilates, musculação, ginástica, alongamento, dança, crochê, bordado e pintura, além de atendimento psicossocial.
A unidade deve se tornar um centro de referência para o idoso, ampliando os serviços oferecidos. Para isso, uma comissão de estudos com servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social foi constituída em abril e deve apresentar relatório final com as diretrizes para aprimoramento do equipamento ainda este mês.