PERIGO

Caixa de energia aberta em praça de Uberaba expõe crianças a risco

Dandara Aveiro
Publicado em 03/07/2025 às 20:57
Compartilhar
Equipamento apresenta condições inadequadas de instalação (Foto/Divulgação)

Equipamento apresenta condições inadequadas de instalação (Foto/Divulgação)

Denúncia feita por ouvinte da Rádio JM levantou preocupações com relação às instalações elétricas na Praça Governador Magalhães Pinto, conhecida como Praça do Quartel. Segundo o relato, uma caixa de energia estaria aberta, com conectores expostos e acessível a crianças. Questionada, a Cemig informou que o referido padrão é de responsabilidade da Prefeitura de Uberaba. Já o Departamento de Iluminação Pública informou que estuda formas de limitar o acesso para aumentar a segurança. 

O denunciante contou ao JM que o equipamento, que é de uso coletivo e utilizado por feirantes e outros trabalhadores que atuam no local, aparenta condições inadequadas de instalação. “A caixa está aberta, ao alcance de crianças, e tem um padrão trifásico com conectores expostos. Será que não seria bom a Cemig verificar essa situação?”, questionou o ouvinte.

Diante da reclamação, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) esclareceu que as instalações mencionadas não são de sua responsabilidade, mas sim dos próprios clientes, no caso, feirantes e Prefeitura de Uberaba. “O ponto de energia da Cemig está em outro local da praça e dentro dos padrões técnicos e de segurança”, informou a concessionária. 

Procurado pela reportagem, o Departamento de Iluminação Pública, vinculado à Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), confirmou que o quadro de energia citado é de uso exclusivo da feira livre realizada regularmente na praça. Segundo a administração, “a caixa mencionada, com tomadas de uso coletivo, possui um disjuntor geral que é desligado pelos próprios feirantes após o término das atividades, garantindo que as tomadas permaneçam desenergizadas fora do horário de funcionamento da feira”. 

Ainda assim, o departamento informou que está avaliando alternativas para restringir ainda mais o acesso à estrutura elétrica, com o objetivo de aumentar a segurança, especialmente para o público infantil. O órgão ainda orienta que pais e responsáveis redobrem a atenção com crianças em espaços públicos, evitando deixá-las desacompanhadas, a fim de prevenir acidentes com descargas elétricas ou de qualquer outra natureza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por