Reunião da Codau (Foto/Divulgação)
A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) planjea desenvolver estratégias a curto, médio e longo prazo para aprimorar a estrutura de abastecimento de água em Uberaba.
Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (20), a direção da Codau se encontrou com a equipe técnica para analisar o cenário atual e discutir possíveis investimentos futuros no sistema de abastecimento da cidade.
A curto e médios prazos foram traçadas oportunidades em busca de melhorias na produção, no tratamento e na qualidade da água distribuída na cidade. E a longo prazo, foi debatida a implantação do sistema rio Grande e a conclusão da barragem Prainha.
“O nosso planejamento incluirá investimentos também para aumentar a capacidade de tratamento atual de água em Uberaba”, ressaltou o presidente da Companhia, Rui Ramos.
Neste fim de semana, após nova onda de calor, Uberaba passou por problema de desabastecimento de sábado (16) à segunda-feira (18). A autarquia precisou fechar os reservatórios devido ao alto consumo de água em função do calor na cidade.
"O fechamento se dá para que aconteça o reequilíbrio do sistema de armazenamento. O reabastecimento dos reservatórios leva muito mais tempo do que a liberação para os imóveis, além do fato de que precisam estar completamente cheios para proporcionar pressão adequada nas redes de distribuição. A pressão ideal leva a água para todas as casas, principalmente as mais distantes e localizadas nos pontos altos da cidade", justificou a autarquia.