(Foto/Arquivo JM)
A Prefeitura de Uberaba inicia nesta quinta-feira (3) o escaneamento subterrâneo da Rua Artur Machado, como primeira etapa para revitalização da via. A requalificação de uma das principais ruas comerciais da cidade, no Centro, integra o programa Desenvolve Uberaba.
Para o serviço, a rua será dividida em cinco trechos e interditada de 3 a 7 de julho, das 22h às 6h. O primeiro trecho a ser interditado será entre as ruas Alaor Prata e Lauro Borges, nesta quinta-feira. A escolha do horário noturno visa reduzir transtornos para moradores, comerciantes e tráfego na região central.
O cronograma dos próximos dias prevê as seguintes interdições: na sexta-feira (4), entre a Rua Lauro Borges e a Avenida Presidente Vargas; no sábado (5), entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Dr. Antônio da Costa; no domingo (6), entre as ruas Dr. Antônio da Costa e Padre Zeferino; e na segunda-feira (7), entre a Rua Padre Zeferino e a Concha Acústica.
O escaneamento subterrâneo por georadar mapeará redes e estruturas enterradas no subsolo. Com o uso de ondas eletromagnéticas de alta frequência, o sistema produz imagens da subsuperfície e permite a identificação de tubulações, cabos, dutos, tanques e demais elementos não visíveis.
Conforme a secretária adjunta de Planejamento, Fúlvia Mendes, o escaneamento é essencial em áreas com infraestrutura antiga e sem registros atualizados, como é o caso da Artur Machado. "O mapeamento prévio visa prevenir problemas futuros e contribuir para o planejamento da obra, assegurando uma entrega mais rápida da nova Artur Machado, que fortalecerá o comércio e valorizará o Centro", afirmou.
A revitalização da rua abrangerá remodelação da calçada, recapeamento, instalação de novo mobiliário, melhoria na iluminação pública, arborização e outras intervenções para fomento do comércio local. A licitação para a obra deve ser publicada já neste ano. Paralelamente, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) fará a modernização das redes de abastecimento de água e esgoto.
Com a captação de água do Rio Grande como principal investimento, o programa Desenvolve Uberaba contempla obras de segurança hídrica, saneamento, mobilidade urbana e preservação ambiental. No pacote, também estão previstas novas estações de tratamento de água e de esgoto, construção e reforma de parques urbanos, requalificação de vias de acesso à cidade e implantação de nova estrutura cicloviária.